"É pra geral"

Jerônimo diz que prêmio dado a Salvador de maior 'Carnaval do Mundo' pelo Guinness não é 'individual ou particular'

Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), realizou último balanço das ações do Estado no Carnaval em coletiva nesta quarta-feira (5)

Jerônimo diz que prêmio dado a Salvador de maior 'Carnaval do Mundo' pelo Guinness não é 'individual ou particular'
Foto: Vagner Souza/PS Notícias

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou, em coletiva realizada nesta quarta-feira (5), na qual fez um balanço das ações do Estado para a folia deste ano, que o prêmio de maior Carnaval de trio elétrico do mundo, concedido pelo Guinness Book, um dia antes, não é individual ou particular.

Na terça-feira (4), a folia soteropolitana conquistou o feito após reconhecimento da publicação inglesa. O momento foi oficializado pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil) durante a pipoca de Ivete Sangalo no Campo Grande.

A certificação foi concedida após a análise de provas documentais enviadas pela Empresa Salvador e Turismo (Saltur) ao Guinness World Records. Os registros comprovaram que a folia da capital baiana conta com a maior quantidade de apresentações musicais em trio elétrico do planeta.

Em coletiva no mesmo dia, Bruno enalteceu a conquista de Salvador, a qual considerou como uma marca histórica. “Significa uma marca histórica, você tem um reconhecimento mundial, isso ajuda a projetar a cidade de Salvador”, iniciou.

“Não tenho dúvidas que nas manchetes Salvador vai pro Guinness e quando tá no Guinness desperta o interesse das pessoas e pesquisarem e virem conhecer a cidade. É mais um título importante para nossa gestão e eu tenho muito orgulho”, acrescentou.

Hoje, em declaração à imprensa no Camarote da Polícia Militar, no circuito Barra-Ondina (Dodô), Jerônimo, ao comentar o prêmio, fez uma comparação com o filme “Ainda Estou Aqui”, que ganhou o Oscar de Melhor Filme Internacional.

“Aquilo é de se comemorar com todos os prefeitos que passaram na história de Salvador. Com todos os vereadores, governadores do Estado, que da mesma forma eu me sinto reconhecido como um governador de um conjunto de secretários […] aquele prêmio não é um prêmio particular, como não foi o Oscar. O Oscar que o Brasil ganhou, que a arte, que a cultura ganhou como o melhor filme internacional, mas também a possibilidade de ter lá elencado o nome de artista, de atriz, de autores, de diretores. Então aquele prêmio é claro que engrandece Walter Salles, engrandece a Fernanda, mas engrandece a nossa estima”, disse Jerônimo.

“Da mesma forma é o título do reconhecimento de um prêmio, um reconhecimento de um carnaval com muitos trios Então ali é para cordeiros, ali é para camarotes, ali é para o conjunto de artistas que fazem um carnaval Aquilo não é um reconhecimento privado ou particular”, salientou.

Jerônimo celebra mais um Carnaval sem mortes em Salvador

Ainda na coletiva, o gestor estadual celebrou o fato de, pelo segundo ano seguido, Salvador não ter registrado mortes violentas no período da folia – dos dois óbitos, um foi por afogamento e outro por ataque cardíaco.

“Nós não tivemos nenhuma morte. As duas mortes que aconteceram no circuito carnavalesco, uma foi natural, por conta de um ataque cardíaco, e outra foi de afogamento. Não é natural, mas não foi por questão de crime ou de violência. Então não tivemos, novamente, segundo o ano seguido, graças a Deus, é o trabalho de segurança pública sem nenhuma morte”, disse Jerônimo.

“Nós devolvemos à Justiça um conjunto de pessoas que vieram para o circuito sem poderem vir, os tornozelados […] Então, nós baixamos todos os indicadores. Eu quero dizer a vocês que também com o tema de estupros, com o tema de violência contra a comunidade LGBTQIA+, nós criamos uma delegacia para isso para poder fazer uma ação preventiva, mas se for o caso também executiva quando for preciso”, completou Jerônimo ao abordar as questões de segurança realizadas pelo Governo do Estado.