O presidente de honra do MDB na Bahia, Lúcio Vieira Lima, disse nesta segunda-feira (9), em entrevista ao PS Notícias, que a possível federação entre o MDB e o Republicanos seria positiva para os dois partidos desde que as divergências estaduais sejam resolvidas.
“Neste momento, as conversas ainda estão no início. Politicamente falando, uma vez superados os problemas nos estados, a federação fortalece os dois partidos. Nessa onda de uniões para ampliar a força das legendas, com certeza seria uma boa decisão”, afirmou.
Embora ainda incerta, a possível união entre MDB e Republicanos vem sendo acompanhada com atenção por lideranças locais, já que mudanças em nível nacional costumam impactar diretamente os arranjos estaduais.
Na Bahia, o MDB integra a base do governador Jerônimo Rodrigues (PT), enquanto o Republicanos, ligado à Igreja Universal, está no grupo do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil).
Questionado sobre os reflexos da federação no cenário baiano, Lúcio evitou projeções.
“Como ficaria aqui na Bahia, ainda é muito cedo para falar. Mas a federação, quando dá certo, é benéfica para os partidos que fazem parte”, reforçou.
O que dizem Jerônimo e Bruno Reis?
Em declarações recentes à imprensa, o governador Jerônimo Rodrigues e o prefeito Bruno Reis comentaram a possível aliança entre o MDB e o Republicanos.
Jerônimo defendeu que, se concretizada, a federação entre os partidos deverá ser adaptada às especificidades políticas de cada estado.
“A unidade que é feita entre os partidos políticos lá em Brasília, vamos ter que adaptar aqui. É uma força política, eu entendo isso. Os partidos pensam de uma forma no Congresso, a quantidade de deputados. Vamos dialogar sobre isso”, afirmou o petista.
Bruno, por sua vez, pregou cautela e destacou a importância de saber quem comandará a federação na Bahia.
“Nós temos que ver se a federação vai sair. Depois, se sair, é preciso ver quem ficará no comando aqui na Bahia para poder iniciar as tratativas. Se me perguntarem qual é a minha torcida é que ela saia e que ela fique sob o comando do deputado Márcio Marinho, do Republicanos”, disse.
>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.