Bahia

Parque Pedra de Xangô é inaugurado em Cajazeiras X

O prefeito Bruno Reis, gestores municipais e representantes de entidades de matriz africana estiveram presentes na cerimônia

Valter Pontes / Secom
Valter Pontes / Secom

Para ser um novo espaço de lazer e integração, o Parque Pedra de Xangô foi inaugurado nesta quarta-feira (04), na poligonal da Área de Proteção Ambiental (APA) Vale da Avenida Assis Valente, em Cajazeiras X. 

No mesmo dia em que se completa cinco anos do tombamento da Pedra de Xangô, ocorreu a solenidade de inauguração do parque.
 
Durante o evento, o prefeito Bruno Reis, que esteve presente, ressaltou que o parque é o primeiro em todo o país que faz referência a um orixá. “Isso só poderia acontecer na primeira capital do Brasil, um lugar com um pluralismo religioso. Com o parque, o tombamento da Pedra fica ainda mais assegurado. O povo santo precisava de um lugar para suas obrigações, celebrações e demais atividades", afirmou o prefeito. 

O prefeito Bruno Reis, gestores municipais e representantes de entidades de matriz africana estiveram presentes na cerimônia.

De acordo com a secretária de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), Marcelle Morais, está em andamento a criação do conselho gestor do Parque Pedra de Xangô, sob a coordenação da pasta, com a proposta de trazer melhorias para a preservação do meio ambiente e demandas das religiões de matriz africana.