Educação

Programa gratuito de alfabetização e letramento de jovens e adultos abre inscrições

Aulas terão início em abril

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos do Instituto Yduqs, em parceria com a Estácio e a Wyden, está com inscrições abertas para o primeiro semestre de 2025. As aulas, gratuitas e com todo o material didático necessário incluído, terão início em abril.

Esta edição marca a ampliação do programa, que agora chega também às cidades de São Luis (MA), Imperatriz (MA), Maceió (AL), além de Cabo Frio, Resende e Campos dos Goytacazes (RJ). As inscrições podem ser realizadas até o dia 28 de março no site do instituto, através deste link, ou diretamente em um dos 22 instituições de ensino parceiras. Em Salvador, a unidade da Estácio fica na Rua Xingu, n. 179 – Stiep.

“Consolidamos a atuação do Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos e construímos, com empatia, um importante legado para centenas de alfabetizados. No primeiro semestre de 2025, expandimos nossa atuação inaugurando o programa em novas regiões, contribuindo ainda mais para uma sociedade com mais dignidade e equidade”, comemora Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs.

Com uma metodologia própria desenvolvida para a alfabetização de jovens e adultos, o programa possui dois módulos, cada um com duração de quatro meses. O módulo I capacita os alunos a ler, assim como escrever pequenos textos, com compreensão, além de resolver problemas matemáticos simples.

Já o módulo II, tem por objeto o aperfeiçoamento da leitura, interpretação de texto de forma crítica e escrita, acolhendo também o público que se enquadra no analfabetismo funcional. Os módulos são independentes e contam com monitores – alunos dos cursos superiores como Pedagogia, Letras, História, Geografia e Matemática – e a participação do corpo docente da instituição.

Portanto, as aulas, ministradas com ênfase na afetividade e sensibilidade, ocorrem duas vezes por semana, com três horas de duração cada.

“A cada conquista de um aluno alfabetizado, demonstramos que, apesar das dificuldades, a educação é a chave para uma vida melhor e mais independente para muitos brasileiros que só precisam da oportunidade certa. A cada semestre, queremos levar essa oportunidade para mais pessoas”, afirma Cláudia Romano.

A iniciativa tem a atriz Malu Mader como madrinha e reúne mais de 70 integrantes, entre coordenadores, professores, bem como monitores da Estácio. Assim, o programa já atendeu mais de 2.000 alfabetizados entre 30 e 70 anos, combatendo o analfabetismo nas comunidades.

Analfabetismo no Brasil

Mesmo com avanços, o país ainda lida com números preocupantes. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2023, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil ainda tem 9,3 milhões de analfabetos, doas quais 8,3 milhões têm mais de 40 anos. Esse problema é mais acentuado nas regiões Norte e Nordeste, afetando de maneira desproporcional mulheres negras, pardas e moradores de zonas rurais.

O Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos do Instituto Yduqs tem como missão combater o analfabetismo e erradicá-lo nas comunidades. A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 4, da Organização das Nações Unidas (ONU), que visa ajudar a exercer a cidadania.

Sobre o Programa de Alfabetização

O Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos do Instituto Yduqs é uma iniciativa de impacto social para combater analfabetismo e promover cidadania. Lançado em 2018, o programa utiliza, sobretudo, uma metodologia própria que já alfabetizou mais de 2000 pessoas.

Assim, em parceria com instituições de ensino superior privadas, a iniciativa é oferecida gratuitamente em 22 campi localizados nas regiões Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 3, 4 e 10 da ONU, o programa conta com cerca de 70 alfabetizadores. Eles têm como objetivo, portanto, promover a inclusão e contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária.

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.