Novo Papa

Novo papa é o americano Robert Francis Prevost

O cardeal Robert Francis Prevost, 70 anos, é considerado uma figura curiosa. O religioso é um cardeal da Cúria, próximo do papa Francisco

Reprodução / X @drprevost
Reprodução / X @drprevost

Pouco depois das 13h (horário Brasília), uma fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano. O sinal indicou a escolha do novo papa, o americano Robert Francis Prevost. O novo pontífice vai ser chamado de Leão XIV.

O cardeal Robert Francis Prevost, 70 anos, é considerado uma figura curiosa. O religioso é um cardeal da Cúria, próximo do papa Francisco, que faleceu em 21 de abril, aos 88 anos.

Já às 14h24 (horário em Brasília), o novo pontífice apareceu para o grande público e pronunciou a bênção “urbi et orbi” (“à cidade e ao mundo”).

Desde 2023, Prevost é prefeito do Dicastério para os bispos e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina. Nascido em Chicago, em uma família de origem francesa, formou-se em Direito Canônico.

Entre os anos de 1985 a 1999, o norte-americano foi missionário no Peru. Francisco o chamou a Roma em 2023. Ele fala fluentemente espanhol, português, italiano e francês.

Eleição do novo papa: conclave e anúncio

A morte do papa Francisco, em 21 de abril, deu início ao período de Sé Vacante. O conclave que escolheu o novo Papa da Igreja Católica reuniu 133 cardeais com menos de 80 anos (sendo sete brasileiros). Dois cardeais não participaram por motivo de saúde.

A primeira rodada de votação ocorreu na última quarta-feira (8), às 11h30 (horário em Brasília). Nesta quinta, ocorreram três votações, sendo duas pela manhã e uma pela tarde.