Força-tarefa

Crianças e adolescentes são resgatados durante operação de combate à exploração sexual na Bahia

A ação aconteceu nos dias 9 e 10 de maio e teve como foco o combate à exploração sexual infantojuvenil

Foto: Divulgação/Polícia Civil
Foto: Divulgação/Polícia Civil

Uma operação integrada nos municípios de São Desidério e Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano, identificou três crianças e cinco adolescentes em situação de vulnerabilidade. A ação aconteceu nos dias 9 e 10 de maio e teve como foco o combate à exploração sexual infantojuvenil.

Durante a fiscalização, agentes da Polícia Civil e de instituições parceiras vistoriaram 16 estabelecimentos e abordaram mais de 150 pessoas. As verificações incluíram revistas em veículos, checagem de mandados de prisão e visitas a locais apontados como áreas de risco para a violação de direitos de crianças e adolescentes.

De acordo com a polícia, a operação começou com um trabalho de inteligência que mapeou, previamente, pontos com indícios de vulnerabilidade, principalmente em áreas noturnas. Em São Desidério, no distrito de Roda Velha, a fiscalização ocorreu em seis locais, com abordagem a quatro veículos e 35 pessoas.

Em Luís Eduardo Magalhães, as equipes fiscalizaram dez estabelecimentos, abordaram cinco veículos e identificaram 123 pessoas. Elas encontraram oito menores em situação de risco. O Conselho Tutelar acolheu parte desses menores, enquanto os demais foram entregues às famílias. As autoridades notificaram dois responsáveis legais.

A mobilização envolveu o Núcleo Especial de Atendimento à Mulher (Neam) de Luís Eduardo Magalhães, a Coordenação de Apoio Técnico e Tático à Investigação (CATTI/Oeste), a 85ª CIPM da Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e os Conselhos Tutelares dos dois municípios. No total, mais de 40 agentes participaram da força-tarefa, com o uso de 12 viaturas das instituições envolvidas.

>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.