Cultura

Tabuleiro de Dança: projeto terá programação cultural para crianças neste domingo; veja

Com entrada gratuita, a Quadrilha Junina Mirim Forró do Luar é um dos destaques da programação

dança
Foto: André Frutuôso.jpg

A CAIXA Cultural Salvador apresenta, no próximo domingo (18), uma programação dedicada às crianças e às famílias no encerramento da edição 2025 do projeto Tabuleiro da Dança. Cores, ritmos e movimentos tomam conta do espaço cultural do banco a partir das 11h, com a realização do Tabuleirinho da Dança, mostra infantil que celebra a potência lúdica da expressão corporal e a valorização da cultura popular. A entrada é gratuita.

Quatro grupos de dança das periferias baianas participam da programação. A Cia de Dança Robson Correia inicia a apresentação com o espetáculo “Triscou, Pegou”, um embarque dançante nas brincadeiras das crianças, para reacender emoções adormecidas. Em seguida vem a Cia Baile, com “Baile: O Espetáculo”, que mergulha em danças sociais e urbanas, com estética vibrante e poética.

Ainda pela manhã, a Quadrilha Junina Mirim Forró do Luar traz ao palco o enredo “Tradição, festa e fé”, um resgate do universo das festas juninas dançadas por crianças, para falar sobre cultura nordestina para outras crianças. Já a Companhia Sinha Guimarães, que vem diretamente de Camaçari, encerra a mostra com a coreografia “Tela Plana”.

Foto: Daniel Pizarro

Para todas as idades

À tarde, das 15h às 17h, acontece a “Oficina de Valsa”, com Arlisson Pirata e Dan Muniz, acessível em Libras. Às 17h, o público poderá acompanhar o bate-papo “O brilho nos olhos dá a certeza que existimos no cenário da dança: tensões e desafios para além de uma mercadoria”, mediado por Matias Santiago, também com acessibilidade em Libras.

Já a partir das 19h, tem início o espetáculo “Cruzadas Para Além da Fé”, mostra adulta com acessibilidade em audiodescrição e apresentações. A peça é realizada pela Cia Baile, Luan Isaltino Cia de Dança e Oxente Cia de Dança.

As inscrições para as oficinas podem ser realizadas no site da CAIXA Cultural Salvador a partir do dia 09. A programação completa está disponível no site da CAIXA Cultural Salvador. Os ingressos das apresentações podem ser garantidos no Sympla a partir de 15 de maio, às 12h, gratuitamente.

Tabuleiro da Dança

Ao longo de seus 19 anos, o Tabuleiro da Dança se consolidou como espaço de fomento à dança periférica, promovendo intercâmbios e a valorização artística e financeira para diversos grupos. Em sua passagem pela CAIXA Cultural Salvador, promove oficinas, bate-papos e apresentações, com foco em formação, visibilidade e ação sociocultural por meio da dança.

>>> Siga o canal do PS Notícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.