O São João ainda não chegou, mas a Banda Zefa já está em movimento. Com nova formação e uma sonoridade ainda mais potente, o grupo baiano reafirma sua presença na cena musical nordestina ao iniciar uma nova fase — marcada pelo retorno da cantora Rafaela Ojuara, conhecida como “a Bruta”, que agora divide os vocais com Indyana, intérprete de timbre suave.
Criada em 2015, a Zefa já passou por importantes palcos dos festejos juninos na Bahia, como Cruz das Almas, Jequié, Santo Antônio de Jesus e Irecê. Com o forró como base, a banda evita rótulos. Ela aposta no piseiro, flerta com outros ritmos e se destaca por uma pegada moderna sem abrir mão das raízes.
O retorno de Rafaela representa mais do que uma mudança na formação. É um reencontro com a essência da banda e uma reafirmação do protagonismo feminino no forró. Para a cantora, a parceria com Indyana foi certeira:
“A gente brinca porque Indy é bem meiguinha mesmo, um doce. Já eu sou mais bruta. Quando eu falo bruta, é porque minha mãe falava ‘Rafaela, pelo amor de Deus’, eu passava derrubando as coisas. O meu jeito de me defender de certas coisas que eu ouvia era um jeito mais matuto, mais bruto mesmo de responder. Além disso, Indy tem uma voz mais aguda e a minha voz é bem mais grave. Então, mais um ingrediente pra a receita Zefa. Não só as referências de cada uma, mas o timbre, a forma de se arrumar de cada uma”, disse.
A sonoridade da nova fase também reflete a mistura das personalidades e gostos musicais das vocalistas. Com um repertório ousado e diverso, a banda aposta em releituras inesperadas e relembra clássicos com uma nova roupagem:
“As pessoas vão conseguir ouvir no nosso repertório desde Alceu Valença a Dorgival Dantas, mas também você vai conseguir ouvir Maurício Manieri em forró, você vai conseguir ouvir Sandy e Júnior em forró, Djavan em forró, sacas? Eu acho que essa mistura de ritmos faz com que a Zefa hoje seja uma das melhores bandas de forró que a gente tem aqui no Nordeste”, afirma Rafaela.
Indyana, que já vinha conduzindo a Zefa com carisma e energia, celebra essa nova etapa como um divisor de águas:
“É uma parceria que está dando super certo. A gente cria uma conexão intensa que prende o público do início ao fim. Juntas nós criamos algo único, são duetos que levam doçura e força e que se equilibram num espetáculo que nos une, trazendo um grande diferencial e que agrada todo o público com o nosso estilo diferenciado. Está sendo muito bacana, muito divertido”, afirmou.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.