Um homem acusado de integrar o esquema do golpe conhecido como “Falso advogado” foi preso em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, nesta sexta-feira (16). O suspeito de 34 anos foi detido durante o cumprimento de mandado de prisão no âmbito da operação Causa Ganha, deflagrada nos estados da Bahia e São Paulo.
As diligências apontaram que suspeitos se passavam por advogados e utilizavam dados pessoais obtidos de forma ilícita para enviar mensagens às vítimas em diferentes regiões do país. O conteúdo das mensagens informava que as pessoas teriam valores judiciais a receber, desde que fizessem um depósito antecipado para supostas taxas ou custos processuais.
De acordo com a Polícia Civil, o golpe resultava em prejuízos significativos, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade.
Golpe com uso de tecnologia automatizada
Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão na residência do suspeito, os policiais localizaram quatro aparelhos celulares e um notebook, que estava em uso no momento da abordagem.
O equipamento operava programas automatizados voltados para coleta ilegal de informações pessoais a partir de diversos bancos de dados. Essas informações eram comercializadas com outros grupos de fraudadores.
O preso permanecerá à disposição da Justiça do Estado de São Paulo, onde tramita a ação penal.
A operação foi conduzida por equipes do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), por meio do Núcleo de Investigação de Vitória da Conquista, em cooperação com a Policia Civil do Estado de São Paulo.
>>> Siga o canal do PS Notícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.