Entre os dias 7 de maio e 30 de junho, o instituto Quaest, em parceria com a Genial Investimentos, entrevistou 203 deputados federais de todas as regiões do país. O levantamento mostrou o que os legisladores pensam a respeito de diversas pautas em debate no Congresso Nacional.
O estudo mostrou que a Proposta de Emenda à Constituição nº 8/25, que prevê o fim da escala de trabalho de 6×1, não tem um cenário positivo na Câmara dos Deputados. De acordo com a pesquisa, 70% dos entrevistados são contrários ao fim da escala atual. Os parlamentares favoráveis ao texto somaram 22%, e 8 não souberam responder.
Por outro lado, a proposta que eleva a faixa de isenção do Imposto de Renda tem amplo apoio na Câmara. Dentre os parlamentares ouvidos, 88% manifestaram concordância com o tema. Outro assunto com o qual os legisladores concordam em maioria é a exploração de petróleo na bacia amazônica.
O fim da reeleição para os cargos do Executivo e o aumento na duração dos mandatos também tem apoio entre os deputados. Dentre os entrevistados, 69% externaram concordância com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 12/2022.
Avaliação do governo Lula
O levantamento também consultou os deputados federais a respeito da aprovação do governo Lula. Em agosto de 2023, a avaliação negativa da gestão petista entre os parlamentares era 33%, foi para 42% em maio de 2024 e agora, em junho, foi a 46%.
Já a avaliação positiva era 35% em agosto de 2023, caiu para 32 em maio de 2024 e, neste mês de junho, chegou a 27%.
O governo era considerado regular para 30% na primeira aferição, caiu para 26% no segundo levantamento e agora foi para 24%.
A margem de erro da pesquisa é de 4% para mais ou para menos.
>>> Siga o canal do PS Notícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.