O Papa Leão XIV nomeou, nesta sexta-feira (4), dois novos bispos auxiliares para a Arquidiocese de Salvador: o monsenhor Gabriel dos Santos Filho, atual vigário-geral da arquidiocese e moderador da Cúria Metropolitana Bom Pastor, e o monsenhor Gilvan Pereira Rodrigues, sacerdote do clero de Caetité e reitor do Seminário de Teologia.
A nomeação, anunciada pela Nunciatura Apostólica no Brasil, atende a um pedido do arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, cardeal Sergio da Rocha.
Em nota, a Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifestou “alegria” com a decisão do pontífice. Durante o Jubileu Episcopal, celebrado em Roma, o papa afirmou que “ser bispo é, antes de tudo, ser ponte entre Deus e o povo”.
Perfis dos nomeados
Monsenhor Gabriel dos Santos Filho nasceu em 8 de novembro de 1966 e foi ordenado presbítero em 18 de março de 1995. É incardinado na Arquidiocese de Salvador, onde desenvolveu quase toda a sua trajetória pastoral. Estudou Filosofia e Teologia na Universidade Católica do Salvador, com formação no Seminário Central da Bahia.
Monsenhor Gilvan Pereira Rodrigues nasceu em 19 de setembro de 1972 e foi ordenado sacerdote em 17 de outubro de 1999. É bacharel em Filosofia pelo Instituto Nossa Senhora das Vitórias e licenciado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atuou como professor e incentivador das Escolas Famílias Agrícolas da Bahia.
>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.