Cada estação do ano requer cuidados diferentes para as plantas, mas durante a estação mais fria do ano é preciso redobrar a atenção com esses seres, já que se tornam mais suscetíveis a danos por conta da sensibilidade ao frio.
Devido aos diferentes tipos de invernos que ocorrem, ao mesmo tempo, no Brasil, os cuidados podem variar de região para região, já que essa estação do ano pode ocasionar: umidade, seca, períodos prolongados de chuva ou períodos curtos.
Por isso separamos dicas valiosas para cuidar corretamente de cada plantinha!
1. Traga as plantas para dentro
Plantas suspensas e vasos com flores podem ser deslocados para dentro de casa nesse período. As que necessitam de Sol, devem ser colocadas próximas a janela, mas com cuidado! A janela também possibilita a entrada do ar frio.
Antes de fazer o deslocamento, vale certificar se as plantas não possuem pragas, se estão limpas ou se existem folhas mortas ou ramos doentes.
2. Cubra o solo com folhas
A “cobertura morta” mantém o solo aquecido e retém a umidade. Essa dica é para arbustos, folhagens e também para gramados.
Os gramados devem ter um cuidado ainda mais especial: evite regar constantemente, fazendo isso apenas quando as folhas começarem a se enrolar.
3. Cubra as plantas à noite
Essa dica vale para as plantas tropicais, que são bem sensíveis com temperaturas mais baixas. Os cobertores inibem a ação do vento e podem ser feitos de lonas ou tecidos de TNT.
É importante lembrar que o cobertor deve ser retirado durante o dia para que a planta consiga receber a iluminação do dia.
4. Faça uma estufa
As estufas ou casinhas inibem totalmente a ação do vento frio e são boas aliadas para hortas, e pequenos jardins.
5. Regue o solo, não as folhas
Os donos de planta devem regar o solo ao invés das folhas. Além disso, o período mais indicado é durante a manhã, pois a tarde e a noite deixam o solo úmido e favorece o aparecimento de pragas.
6. Forneça uma fonte de calor
Existem algumas formas de expor a planta no famoso banho de Sol. O ideal é que a fonte seja natural, ou seja, o Sol. Porém, lâmpadas também podem ser utilizadas.
Realizar a poda de galhos mortos, mal formados ou doentes também melhoram a incidência solar sobre a planta.
7. Escolha plantas de inverno
Outra dica importante para quem está pensando em adotar uma nova muda nesta época: adquira plantas de inverno.
Esse tipo de planta possui maneiras de criar uma “bolsa de ar” em seu exterior, aguentar uma maior formação de gelo intracelular e tem suas folhas com uma menor área de exposição.
Camélia, amor-perfeito, boca-de-leão e hamamélis (ou flor-do-inverno) são algumas sugestões de plantas para cultivo em climas frios.