Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (16) pelo instituto Quaest, em parceria com a Genial Investimentos, mostrou que a preocupação do brasileiro com a corrupção cresceu nos últimos quatro meses. Por outro lado, a preocupação com a economia e com a violência teve queda.
De acordo com o levantamento, a maior preocupação dos entrevistados é com a violência. Em março deste ano, o assunto era motivo de preocupação para 24% dos entrevistados, foi a 27% em maio e agora caiu para 25%.
O segundo lugar na prateleira de preocupações está é o tema ‘problemas sociais’. Esse índice era 18% em março, chegou a 19% em maio e atingiu o patamar de 20% neste último estudo.
A economia estava em 19%, manteve esse percentual em maio e agora ocupa o terceiro lugar no ranking de preocupação dos entrevistados com 17%.
A preocupação com corrupção era de 10% em março, subiu para 13% em maio e agora foi a 16%, representando o maior aumento percentual dentre os assuntos externados pela população entrevistada.
A preocupação com saúde teve queda, enquanto com educação permaneceu estável.
A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 14 de julho com 2004 pessoas em todo o país. A margem de erro é de 2% percentuais para mais ou para menos.