Literatura

Flipelô reunirá cerca de 400 escritores e terá Dias Gomes como homenageado; veja a programação

O escritor, ator e cineasta soteropolitano Lázaro Ramos é uma das atrações confirmadas

flipelô
O CREDITO E OBRIGATORIO LEI N 9.610

Entre os dias 6 e 10 de agosto, Salvador recebe a 9ª edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), que este ano homenageia o escritor e dramaturgo baiano Dias Gomes.

A Flipelô é 100% gratuita e reunirá cerca de 400 escritores, sendo oito deles internacionais. O escritor, ator e cineasta soteropolitano Lázaro Ramos é uma das atrações confirmadas. A programação completa pode ser acessada no link.  

O evento foi lançado nesta quarta-feira (16), com direito ao espetáculo teatral “O Pagador de Promessas”, uma das principais obras de Gomes, nas escadarias da Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo, acompanhada por diversas autoridades.

“É um momento de partilha, de reflexão e de celebração da nossa identidade, da nossa história e, principalmente, o legado de um dos nossos maiores ícones, Dias Gomes. Tenho a certeza que de esta edição, mais uma vez, será um ponto de encontro para sonhadores, criadores e amantes da palavra, um momento para celebrar a arte de contar histórias e fortalecer a nossa comunidade através da cultura. declarou a vice-prefeita e titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Ana Paula Matos.

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

O diretor de Turismo de Salvador, Gegê Magalhães, afirmou que a festa ocorre em um local simbólico e trata de questões importantes para a cultura, a educação e a história do povo baiano. Ele também ressaltou a importância do homenageado da edição 2025 do evento, conhecido principalmente através da literatura e das novelas, integrante da Academia Brasileira de Letras (ABL) e grande amigo do também escritor Jorge Amado.

“Tenho certeza de que a Flipelô será um sucesso e de que vamos trazer muitos soteropolitanos para participar da programação e, claro, muitos visitantes, porque esse é um evento que atrai pessoas de diversas regiões do Brasil e de outros lugares do mundo, a exemplo de Portugal. São pessoas que vêm para consumir cultura e para estar em Salvador”, completou.

Programação

Nos cinco dias do evento são esperadas cerca de 250 mil pessoas que transitarão pelos mais de 150 espaços públicos e privados ativados no Centro Histórico, desde a Praça Municipal até o Santo Antônio Além do Carmo.

A abertura da festa literária acontecerá no dia 6, às 19h, com o musical “Os dias bem-amados: vida e obra de um autor baiano”, dirigido pelo dramaturgo Gil Vicente Tavares, no Palco Flipelô, no Largo do Pelourinho.

A programação geral inclui mesas de debates, bate-papos, lançamentos de livros, saraus de poesia, recitais, slams, rodas de conversa, oficinas, apresentações teatrais e musicais, shows, exposições de arte, e em uma rica programação infantil com contação de história e diversas atividades lúdicas.

Inclusão e música

A inclusão também estará presente, como afirmou a diretora Daiane Pina, de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre).

“Teremos diversos artistas com deficiência, com oficinas, palestras, rodas de conversa e lançamento de livros. Vamos ter também um passeio cultural totalmente acessível, com libras e audiodescrição, e durante todo o evento nós teremos o ‘Posso Ajudar’ com autistas bilíngues”, declarou.

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

O Palco Flipelô, no Largo do Pelourinho, vai receber shows, entre eles Gerônimo & Banda Monte Serrat e a Orquestra Afrosinfônica. Pela primeira vez, bate-papos serão realizados no palco principal, sempre no final de tarde (17h). Para o presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, a feira é uma das cenas literárias mais importantes do país.

“Eu vi esse evento começando e esse ano vamos ter uma edição homenageando o grande dramaturgo e escritor Dias Gomes. É um momento ímpar em que a Prefeitura precisa estar próxima, porque é a grande feira literária de Salvador. Talvez o evento mais forte e potente do Centro Histórico. A Flipelô a cada ano melhora e fica mais forte”, avaliou.

Organização 

A representante da Fundação Casa de Jorge Amado e coordenadora geral da Flipelô, Angela Fraga, frisou que a programação, por ser gratuita, pode ser um estímulo para que jovens leitores e escritores se inspirem em figuras icônicas, como Dias Gomes e Jorge Amado.

Fraga também mencionou os autores contemporâneos como Lázaro Ramos e Rafael Montes, personalidades recentes que têm impactando a literatura do país e que toparam dividir com o público as próprias experiências.

“A Fundação Casa Jorge Amado é uma instituição que está há quase 40 anos sendo âncora no Centro Histórico. A gente conseguir trazer a literatura como mote principal para uma festa literária que perpassa por diversas linguagens artísticas, não só livros, lançamentos e debates, mas também apresentações de música, teatro e outras expressões, e fazer estudantes, especialmente das escolas públicas, e ter a possibilidade de encontrar escritores de outros países, é muito significativo”, afirmou.

A Fundação estará aberta gratuitamente ao público durante todos os dias, e vai abrigar uma programação com bate-papos e saraus poéticos do Terreiro de Poesia – #AVOZEDITA, no Teatro Café Zélia Gattai; e oficinas de escrita e acessibilidade na Sala James Amado.