Futebol, primeiros socorros e tarefas domésticas

Copa do Mundo de Robôs: Salvador vira arena do futuro com RoboCup 2025

Saiba tudo que acontece na RoboCup, a maior competição de robótica do mundo. Veja como acessar o evento de forma gratuita

Foto: Letícia Carvelho/PSNotícias
Foto: Letícia Carvelho/PSNotícias

Salvador sedia a RoboCup 2025, a “Copa do Mundo de Robôs“. Pela primeira vez na história, a capital baiana recebe a maior competição de robótica do mundo. O evento acontece no Centro de Convenções, entre quinta-feira (17) e domingo (20), com entrada gratuita ao público, que deve realizar inscrição prévia no Sympla ou presencialmente.

De robôs que jogam futebol a máquinas capazes de realizar tarefas domésticas e prestar primeiros socorros, e até cachorro-robô, o evento antecipa um futuro cada vez mais próximo. Em tempos de inteligência artificial presente em lares e empresas, a RoboCup mostra como essas tecnologias estão evoluindo para transformar ainda mais as atividades do cotidiano.

Em entrevista exclusiva ao PSNotícias, o vice-presidente da RoboCup no Brasil, Reinaldo Bianchi, falou das particularidades do evento e destacou a importância da realização em solos brasileiros.

“É um evento de robótica inteligente. Temos os mais avançados robôs humanóides de serviço e de resgate do mundo. Não tem lugar nenhum no planeta hoje com tantos robôs assim. Todas as categorias são competições. Mesmo no resgate eles estão competindo para ver quem consegue resgatar mais rápido da pessoa. A competição que faz mais sucesso ao futebol. A importância de um evento como esse é trazer a população um conhecimento que não teria acesso”, destaca Reinaldo Bianchi.

Criada em 1997, a RoboCup acontece no Brasil pela segunda vez e primeira em Salvador. O evento reúne mais de 2 mil competidores e 40 delegações de países como Estados Unidos, Japão e China. O Colégio da Polícia Militar do Lobato representa a capital baiana e o nordeste na disputa. Assim, as equipes BravoBot e EchoBot desenvolveram robôs de resgate com soluções distintas.

Outra equipe brasileira na RoboCup 2025 é a RoboCIn, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O time disputa a competição na categoria “Soccer” (robôs jogando futebol, tanto humanóides como com rodas). Dessa forma, Ryan, um dos integrantes da RoboCIn, detalhou a sensação de poder competir em casa, no Brasil.

“A gente está muito feliz de poder apresentar nosso trabalho, muito orgulho de estar representando o Brasil nessa categoria e tentar buscar o título, é a nossa missão. Como uma partida de futebol, todo mundo fica bem apreensivo querendo fazer o gol. É trabalho de um ano inteiro que a gente quer mostrar aqui para poder vencer a partida, então todo mundo fica a flor da pele”, revela Ryan.

Modalidades das competições na RoboCup 2025

  • Soccer: robôs jogando futebol, tanto humanoides quanto com rodas
  • Rescue: robôs que simulam o resgate de vítimas em áreas de desastre
  • home: robôs que executam tarefas domésticas
  • Industrial: modalidade voltada à robótica aplicada à indústria
  • Flying Robots Demo: drones inteligentes que realizam tarefas de forma autônoma
  • Junior: categoria voltada para estudantes do ensino fundamental e médio

Horários das competições da RoboCup:

Ligas Júnior (crianças e adolescentes)

  • Competições de 17 a 19 de julho de 2025, das 9h às 19h.
  • Finais em 20 de julho, das 9h às 12h.

Ligas Major (adultos)

  • Competições de 17 a 19 de julho de 2025, das 9h às 21h.
  • Finais em 20 de julho, das 9h às 14h.
Jogo da categoria “Soccer” (robôs jogando futebol, tanto humanóides como com rodas) na RoboCup 2025 em Salvador | Foto: Letícia Carvelho/PSNotícias