Tendências de consumo

NordesteLAB: streaming, Novelas e IA estão entre os destaques do evento; confira programação

Evento reúne profissionais do audiovisual de 17 estados brasileiros em Salvador

NordesteLAB
Foto: Divulgação / NordesteLAB

Com o objetivo de refletir o legado do audiovisual na sociedade, o NordesteLAB 2025 será realizado de 05 a 08 de agosto, no Goethe-Institut, em Salvador. Serão quatro dias de intensas trocas de conhecimento, debates e projeções que visam moldar o futuro do cinema e do audiovisual no país.

O evento vai reunir profissionais de 17 estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Streaming, Novelas e Inteligência Artificial são alguns destaques na programação.

“Continuamos discutindo política, formas de viabilizar e fazer projetos audiovisuais, mas abrimos as nossas atividades para discutirmos mais o como vamos fazer essas coisas, como o impacto do criativo vai alterar as formas de chegarmos ao nosso público e aos nossos parceiros”, comenta Gabriel Pires, coordenador geral do evento.

Programação

O NordesteLAB está no seu 11º ano e tem uma programação diversificada com rodadas de negócios, masterclasses, clínicas jurídicas, internacionais e de distribuição de impacto, além do Laboratório Universitário. As mesas temáticas são realizadas entre os dias 06 e 08 de agosto, nos turnos da manhã e da tarde, e são abertas ao público geral gratuitamente.

Com mediação Rubian Melo, um das coordenadoras gerais do evento, a mesa temática “Preparando a Indústria para o Futuro” traz a Inteligência Artificial pro centro do debate e composta por Raquel Lemos, sócia fundadora da Lemos Consultoria & Art.is Cultural, André Mielnik, presidente da ABRA – Associação Brasileira de Autores Roteiristas, e Débora Ivanov, sócia da Gullane e diretora da distribuidora Gullane+. A mesa será realizada no dia 06 de agosto, às 14h30.

Foto: Jefferson Dias

Já a mesa temática “Telenovelas na Atualidade” será realizada no dia 07 de agosto, às 10h30, tem mediação do jornalista da Folha de São Paulo, Gabriel Vaquer, e traz Luciano Patrick, sócio e diretor da produtora Coração da Selva, responsável pelo sucesso da HBO MAX, “Beleza Fatal”.

A mesa também contará com a participação de Verônica Nunes, gerente de conteúdo da Globo, que é referência quando se fala no assunto, Sérgio Mendoza, vice-presidente de desenvolvimento de conteúdo da Telemundo, uma das principais empresas de produção de novelas do mundo, responsável por sucessos como “A Feia Mais Bela”, “Café com Aroma de Mulher” e “Paixões Ardentes”.

Ponto alto do NordesteLAB, as Rodadas de Negócios de 2025 vão reunir mais de 30 players. Entre eles, streamings como Amazon, Globoplay, Max e Looke; canais de TV aberta e fechada como Globo, GNT, Canal Brasil, Gloob e Futura, além de distribuidoras de filmes e séries como Downtown Filmes, Gullane+, Paramount Pictures Brasil e Conspiração, entre outros. A programação completa do NordesteLAB 2025 será divulgada nos próximos dias.