Mercado de trabalho

Partiu Estágio: 871 universitários baianos são convocados para atuar em órgãos estaduais

Lista de selecionados já está disponível e estudantes têm até 8 de agosto para entrar em contato com as unidades onde irão atuar

estágio
Foto: Matheus Pereira/BAGOV

Estudantes universitários estão sendo chamados para atuar em unidades públicas localizadas na capital e interior do Estado. Trata-se da 3ª convocação promovida pelo Edital de Abertura de Inscrições no 001/2025, do Programa Partiu Estágio, que oferece 871 vagas a alunos de cursos do ensino superior a oportunidade de obter experiência de trabalho na Administração Pública Estadual.

Os selecionados têm de 28 de julho a 08 de agosto para entrar em contato, por email ou telefone, com as unidades de Recursos Humanos dos órgãos onde irão atuar. A lista completa dos convocados pode ser consultada no site.

Em paralelo, cada convocado receberá uma mensagem via whatsapp, informando alteração do seu status no site do BA.GOV.BR. No endereço eletrônico, podem ser encontradas também informações sobre procedimentos, prazos e a forma da entrega da documentação.

A convocação e atuação

A 3ª convocação do Edital no 001/2025 do Programa Partiu Estágio está beneficiando 538 universitários residentes em Salvador e 333 de outras 52 cidades do interior do Estado. Além da capital baiana, os municípios com maior número de beneficiados são Feira de Santana (57 estudantes) e Vitória da Conquista (37).

Os estagiários vão atuar em 52 diferentes órgãos estaduais, com destaque para as Secretarias de Educação, com 273 selecionados, Saúde (73) e Polícia Civil (62). Já entre os 70 cursos contemplados, a maior parte das vagas foi para os cursos de Administração, Direito e Pedagogia, com respectivamente 210, 170 e 89 convocados.

Com o atual chamamento, o número total de estudantes convocados, por meio do Edital nº 01/2025 do Programa Partiu Estágio, chegou a 5.383 incluindo 1.475 selecionados no último mês de junho e outros 3.037 em maio.

Sobre o programa

Com carga horária de 4 horas diárias e 20 semanais, o estágio tem duração máxima de um ano, sem possibilidade de prorrogação, exceto no caso de pessoa com deficiência. Na seleção, o programa concede prioridade aos candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Também são prioritários estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou aqueles que estudaram com bolsa integral na rede privada. Além disso, 10% das vagas são reservadas para estudantes com deficiência, conforme estabelece a Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008.