Repercussão

Entidades jornalísticas divulgam nota de repúdio contra violência sofrida por equipe de reportagem

O fato aconteceu na manhã desta sexta-feira (25) contra jornalista e cinegrafista da Record Bahia

entidades
Foto: Reprodução (@sinjorba e @fenajoficial) / TV Record Bahia

Após a equipe de reportagem da TV Record Bahia sofrer ataques violentos na manhã desta sexta-feira (25), entidades jornalísticas se manifestaram nas redes sociais repudiando as agressões e defendendo a segurança da imprensa profissional.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) lançaram uma nota conjunta sobre o caso. Em um trecho, as duas entidades afirmam que “repudiam com veemência a agressão sofrida pela equipe da TV Record Bahia, o repórter Mateus Borges e o cinegrafista Tarcísio Lima” e classificaram o fato como “ato covarde”.

“A violência contra a imprensa não é um caso isolado: em 2024, já foram registrados 144 episódios no Brasil. A Bahia, infelizmente, lidera pelo terceiro ano consecutivo o ranking de agressões no Nordeste”, repercutem o Sinjorba e a Fenaj sobre os dados alarmantes de violência contra a imprensa no país.

A Associação Bahiana de Imprensa (ABI) também se pronunciou sobre o episódio e disse que “é inaceitável qualquer forma de violência contra jornalistas no exercício legítimo de suas funções, especialmente quando atuam em nome do interesse público e da liberdade de informação”.

A ABI também expressou solidariedade aos profissionais vitimados e reafirmou ainda que “cabe aos órgãos de Segurança Pública e ao Poder Judiciário o compromisso inadiável de garantir a integridade dos profissionais de imprensa e combater a impunidade com firmeza”.

O que aconteceu

Durante entrada ao vivo no programa “Bahia No Ar”, exibido no turno da manhã, pela TV Record Bahia, a equipe de reportagem da emissora, composta pelo repórter Mateus Borges e pelo cinegrafista Tarcísio Lima, foi agredida.

O caso aconteceu enquanto a equipe cobria um acidente envolvendo uma moto e um carro, na Avenida Garibaldi, quando um dos envolvidos se aproxima da equipe de reportagem e agride o repórter Mateus Borges com soco e empurrões.