Veja o resumo da noticia
- Lula afirmou que só disputará a reeleição se estiver com 100% da saúde e que, se for candidato, será para vencer, não apenas participar.
- O presidente participou do 17º Encontro Nacional do PT, em Brasília, no domingo (3).
- No local, Lula acusou Eduardo Bolsonaro de trair o país ao apoiar tarifas dos EUA contra produtos brasileiros.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou no domingo (3), durante o 17º Encontro Nacional do PT, em Brasília, que só disputará a reeleição em 2026 se estiver 100% bem de saúde. Segundo ele, uma eventual candidatura será para vencer, e não apenas para participar da eleição.
“Para ser candidato, preciso ser muito honesto comigo mesmo. Tenho que estar 100% de saúde. Jamais irei enganar o partido e o povo brasileiro. Se eu for candidato, não será para disputar. Será para ganhar a eleição”, afirmou.
Críticas à família Bolsonaro
Durante o discurso, Lula voltou a criticar a postura da família do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em meio ao tarifaço imposto pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.
Segundo o presidente, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) agiu como um “traidor” ao negociar sanções contra o Brasil com o presidente norte-americano Donald Trump.
“Ele está traindo o povo brasileiro. Renunciar ao mandato para ir aos Estados Unidos, lamber as botas do Trump e pedir que taxe ainda mais o Brasil é inaceitável. Neste país, temos muitos defeitos, mas quem é brasileiro e defende esta nação somos nós, o povo. E disso, não abrimos mão”, afirmou Lula.