Um professor da rede municipal de Barra do Choça, no Sudoeste da Bahia, foi preso, nesta sexta-feira (8), pela Polícia Civil. Ele é um dos alvos da Operação Rede Oculta, que mira em um grupo ligado ao tráfico de drogas e associação criminosa. A ação cumpriu 13 mandados judiciais de prisão preventiva e 17 de busca e apreensão.
Segundo a Polícia Civil, além do servidor público, outros dois homens foram presos em Barra do Choça e duas mulheres em Vitória da Conquista.
“Dentre os presos temos um professor da rede municipal da cidade de Barra do Choça, também envolvido com essa associação criminosa“, afirmou o delegado Roberto Júnior, diretor da Dirpin/Sudeste-Sul. Ainda segundo o delegado, uma das mulheres foi presa no bairro Candeias, área nobre de Vitória da Conquista.
Mandados cumpridos no sistema prisional
Outros oito mandados judiciais de prisão preventiva foram cumpridos no sistema prisional. Conforme divulgado pela Polícia Civil, quatro ocorreram no Conjunto Penal de Vitória da Conquista, três no Conjunto Penal de Jequié e um no sistema penitenciário do estado do Espírito Santo.
As investigações apontam que os alvos possuem atuação estruturada nos dois municípios, com indícios de vínculo com um grupo criminoso envolvido no tráfico de drogas e em homicídios na região. De acordo com o delegado Roberto Júnior, os alvos no sistema prisional eram ativos na facção antes da prisão.
Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos celulares e anotações relacionadas às atividades ilícitas, que serão analisados no curso das investigações.
Coordenada pela 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Vitória da Conquista), a Operação Rede Oculta mobilizou 100 policiais civis, distribuídos em 20 equipes. As diligências seguem em andamento para localizar outros envolvidos e desarticular a organização criminosa.