Trem Intercidades

Projeto de ferrovia Salvador-Feira é debatido na Alba

O custo médio do bilhete do trem custará em torno de R$ 50. A previsão é que a viagem de Salvador a Feira de Santana dure 35 minutos em um percurso de 98 quilômetros

Proposta foi apresentada na Comissão de Infraestrutura da Alba. Foto: Juliana Andrade/Agência ALBA
Proposta foi apresentada na Comissão de Infraestrutura da Alba. Foto: Juliana Andrade/Agência ALBA

Deputados que integram a Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) conheceram, nesta terça-feira (12), o projeto privado para implantação da ferrovia que promete interligar Salvador e Feira de Santana. A proposta prevê viagens com duração de 35 minutos entre as duas cidades no percurso de 98 quilômetros.

Os detalhes do projeto foram apresentados pelo empresário Osvaldo Ottan e pelo engenheiro civil Danilo Ferreira, ambos da TIC Bahia. Na ocasião, os convidados detalharam as estratégias adotadas para o chamado Trem Intercidades (TIC), voltado tanto para cargas quanto para passageiros.

Segundo Danilo Ferreira, o projeto está orçado em R$ 6,8 bilhões e deve gerar mais de 10 mil empregos diretos e 50 mil indiretos. A previsão é que, em operação plena, o trem transporte 85 mil passageiros por dia. A expectativa é que as composições alcancem velocidade de até 160 km/h.

Integração

O projeto ainda prevê integração tarifária com os ônibus interurbanos e metropolitanos. A primeira estação será no novo terminal rodoviário de Salvador, em construção no bairro de Águas Claras. A previsão é que o equipamento passe a se chamar Terminal Rodoferroviário de Salvador, com os trens acessando uma plataforma subterrânea para embarque e desembarque. O custo médio do bilhete do trem custará em torno de R$ 50. Já o faturamento anual da empresa está estimado em R$ 1,1 bilhão, com retorno do investimento previsto para 9,8 anos.

O projeto também contempla a possibilidade de integração com outras malhas ferroviárias, como a Ferrovia Integração Oeste-Leste (Fiol) e a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). Dessa maneira, poderá facilitar o escoamento de cargas pelos portos de Aratu, Salvador e pelo Estaleiro Enseada.

Análise

De modo geral, os deputados da Comissão de Infraestrutura aprovaram a iniciativa da TIC Bahia. Eles manifestaram apoio ao projeto, embora tenham questionado a sua real viabilidade e os prazos para que a ferrovia saia do papel.

O empresário Osvaldo Ottan informou que o projeto preliminar já está em análise pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que está próxima de assinar o contrato com a TIC Bahia para a realização do projeto executivo e a obtenção das licenças ambientais e demais autorizações.

O presidente do colegiado, deputado Eduardo Salles (PP), recebeu com entusiasmo o projeto da ferrovia.

“O nosso sonho é que a iniciativa avance nas demais instâncias, para que venha o projeto executivo e a captação dos investidores. Colocamos essa comissão à disposição, para que a gente possa avançar nesse sonho de todos os baianos”, declarou.