Novo equipamento

Salvador ganha novo centro de convenções

Estrutura faz parte do projeto de revitalização do Centro Histórico e deve ter obras iniciadas em 2026

Foto: Divulgação/Prefeitura de Salvador
Foto: Divulgação/Prefeitura de Salvador

A capital baiana passará a contar com um novo centro de convenções, desta vez localizado no Centro Histórico de Salvador. A presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield, confirmou a novidade. A Prefeitura instalará o novo equipamento, com capacidade para 1,6 mil pessoas, no Palácio Thomé de Souza e na parte subterrânea da Praça Municipal.

O Palácio Thomé de Souza integra o conjunto arquitetônico tombado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Dessa forma, a autarquia determina que o espaço seja ocupado após a saída da prefeitura. Para cumprir a exigência, a gestão municipal decidiu criar mais um centro de convenções, inspirado no sucesso do já existente na Boca do Rio.

De acordo com Tânia, o novo espaço terá impacto positivo na dinâmica do Centro Histórico, atraindo grandes fluxos de visitantes por meio de eventos, seminários, simpósios e encontros. O projeto prevê duas salas principais: uma com capacidade para mil pessoas e outra para 600, ambas com possibilidade de subdivisão para atividades menores. A arquitetura seguirá um conceito contemporâneo, adaptado ao tamanho e às características do local.

A FMLF enviará o projeto ao Iphan até dezembro deste ano. Assim, a previsão é iniciar as obras no segundo semestre de 2026, como parte das ações de revitalização do Centro Histórico de Salvador.