A cidade de Itaberaba, na Chapada Diamantina, iniciou nesta sexta-feira (15) o processo de beatificação de Maria Milza dos Santos Fonseca, conhecida na cidade como “Mãezinha”. A cerimônia aconteceu no Santuário Diocesano da Caridade Nossa Senhora das Graças.
O Vaticano autorizou o processo de beatificação em fevereiro de 2025. A Igreja reconheceu Maria Milze como “Serva de Deus”, título que representa o início formal das investigações sobre suas virtudes e milagres. Nessa fase, a equipe coletará testemunhos e documentos como provas de suas ações.
História de Maria Milza
Maria Milza nasceu em 15 de agosto de 1923 em Itaberaba. Filha caçula de 12 irmãos, dedicou sua vida à oração, solidariedade e ajuda aos mais pobres. De acordo com relatos, ela dividia alimentos com famílias em situação de vulnerabilidade, visitava doentes levando remédios e conforto espiritual e alfabetizava crianças através do catolicismo.
A residência onde Maria Milza morava, conhecida como “Casa de Mãezinha”, foi transformada em um memorial que recebe devotos que relatam suas graças alcançadas. O processo de beatificação poderá declarar Maria Milza como santa, caso os milagres sejam reconhecidos.