Adeus ao ex-presidente

Parlamentares, amigos e familiares apontam legado de Everaldo Anunciação

Everaldo Anunciação, ex-presidente do PT na Bahia, morreu nesta quarta-feira (20), em Salvador, após complicações de uma cirurgia

Everaldo Anunciação, ex-presidente do PT baiano. Foto: Divulgação
Everaldo Anunciação, ex-presidente do PT baiano. Foto: Divulgação

Parlamentares, amigos e familiares do vice-presidente nacional do PT, Everaldo Anunciação, lamentaram a morte do dirigente partidário. Anunciação, ex-presidente do PT na Bahia, morreu nesta quarta-feira (20) após complicações de uma cirurgia. Ele estava internado no Hospital Santa Izabel, na capital baiana.

Em nota, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou que o vice-presidente nacional do PT foi um defensor da democracia e dedicou a vida a organizar as bases do partido na Bahia.

O ex-governador da Bahia e ministro da Casa Civil, Rui Costa, manifestou pesar pelo falecimento do colega de partido.

“Hoje, nos despedimos, com profundo pesar, do vice-presidente nacional do PT, companheiro Everaldo Anunciação. Um homem que dedicou sua vida à militância política, à defesa da democracia e aos interesses do povo brasileiro. Neste momento de dor, expresso toda a minha solidariedade à família, aos amigos e aos companheiros de caminhada”, disse o ministro.

O ex-governador do estado e senador pela Bahia, Jaques Wagner (PT), também externou o sentimento de tristeza pela perda.

“Com grande tristeza acabo de receber a notícia do falecimento do companheiro Everaldo Anunciação, membro da direção nacional do PT, ex-presidente do PT-BA e liderança histórica do nosso partido. Everaldo será sempre lembrado por todos nós como uma voz forte na defesa da classe trabalhadora e por sua enorme contribuição nas lutas do PT na Bahia e no Brasil”, disse o congressista.

Também senador da Bahia, Angelo Coronel (PSD) afirmou que a morte do ex-presidente do PT foi uma “grande perda para a política baiana e nacional”. “Com muito pesar, recebo a notícia do falecimento do vice-presidente nacional do PT, Everaldo Anunciação. Homem público que construiu uma trajetória marcada pela militância política na Bahia”, frisou.

Companheirismo

O atual presidente do PT baiano, Éden Valadares, prestou condolências e solidariedade à toda a família de Everaldo Anunciação. Em nota, o presidente estadual da agremiação disse que as marcas de companheirismo e humanidade de Vevéu, como o dirigente era conhecido, permanecerão por onde ele passou. “Na Ceplac, CUT, nas nossas campanhas eleitorais, no PT estadual e nacional. Sua determinação e compromisso com a luta do trabalhadores e dos mais pobres são e sempre serão inspiração para a esquerda baiana”, afirmou Valadares.

Além disso, Éden Valadares listou legados deixados por Everaldo Anunciação.

“Nesse dia de enorme tristeza para a família petista, devemos encarar o luto com o olhar naquilo que fica: os seus ensinamentos, o seu exemplo, a sua luta. Sua voz a favor dos excluídos ecoará pelos tempos e nos guiará nos momentos de escuridão. Descanse em paz, companheiro Everaldo”, externou o presidente em publicação na rede social X.

Éden assumiu o comando do PT na Bahia em dezembro de 2019, quando substituiu Anunciação na presidência do partido.

Ato de posse de Éden Valadares em dezembro de 2019

O deputado federal Joseildo Ramos, correligionário de Anunciação, também manifestou pesar pela partida do ex-presidente. “Everaldo fará falta na política, na luta, na defesa da nossa democracia e nas nossas vidas. Tenho certeza de que, apesar da despedida, o nosso companheiro seguirá vivendo em cada um de nós como inspiração por seu compromisso com um país mais justo para todos”, afirmou.

A deputada federal Ivoneide Caetano, também do PT, manifestou solidariedade aos amigos e familiares de Everaldo Anunciação.

“Com imensa tristeza recebo a notícia do falecimento do companheiro Everaldo Anunciação, amigo querido e ex-presidente do PT Bahia. Sua vida foi dedicada à democracia, à justiça social e ao fortalecimento do nosso partido”, elencou.

A secretária estadual de Educação, Rowenna Brito, classificou Everaldo Anunciação como uma referência para a política baiana. “Sua caminhada deixa marcas profundas e seguirá como inspiração de coragem, diálogo e compromisso com o povo”, externou.

Já Roberta Santana, secretária estadual da Saúde, apontou a capacidade de diálogo e o cuidado com a base como principais características do dirigente.”Sua memória seguirá viva como exemplo de generosidade, dedicação e compromisso com o povo baiano”, relatou a titular da Sesab.