Mais de seis anos depois, a justiça condenou o comandante Osvaldo Coelho Barreto e o empresário Lívio Garcia Galvão, dono da embarcação Cavalo Marinho I, a 9 anos e 13 dias de prisão. O Forúm da Comarca de Itaparica divulgou a decisão na terça-feira (19).
Osvaldo Coelho e Lívio Gracia foram culpados pelos crimes de homicídio culposo e lesão corporal culposa. Apesar da condenação, ambos poderão recorrer em liberdade. A decisão se deu por conta da colaboração durante o processo.
O acidente ocorreu em 24 de agosto de 2017, cerca de 15 minutos após a saída do cais de Mar Grande, em Vera Cruz, na Região Metropolitana de Salvador.
Na tragédia, 19 pessoas morreram, incluindo três crianças. Outras 59 ficaram feridas. Uma vítima adicional morreu em 2018, após sofrer depressão e estresse pós-traumático.Além da condenação, em junho deste ano a Justiça Federal condenou a União, a Agerba e a empresa CL Transportes Marítimos Ltda a indenizar um homem de 34 anos. O valor fixado foi de R$ 50 mil, por danos morais causados pelo naufrágio da embarcação Cavalo Marinho I.