O ator e diretor baiano Wagner Moura será contemplado com o prêmio Golden Eye no Festival de Cinema de Zurique, que ocorre entre 25 de setembro e 5 de outubro de 2025. O prêmio reconhece a versatilidade de sua carreira.
Pela primeira vez na história um ator da América do Sul recebe o prêmio na categoria de reconhecimento. O comunicado oficial destaca a atuação no filme “O Agente Secreto” e o carisma do baiano.
“Moura conduz a história com uma presença eletrizante. Por sua atuação excepcional no filme O Agente Secreto e por uma carreira que o tornou um dos atores mais carismáticos e versáteis da América Latina”, diz o comunicado da premiação.
“O Agente Secreto” traz uma obra baseada nos anos 70 e conta a história de um professor universitário (papel de Wagner Moura) que volta para Recife para reencontrar o filho caçula, apesar do risco que ele corre em plena ditadura militar.
Cannes 2025
O ator baiano Wagner Moura venceu o prêmio de melhor ator do Festival de Cannes 2025 pela atuação no filme O Agente Secreto.
É a primeira vez na história que um ator brasileiro ganha o prêmio no festival. Além disso, o diretor Kleber Mendonça Filho recebeu a estatueta de melhor direção. Foi a primeira vez desde Glauber Rocha que um diretor do país leva esse troféu.
“Essa foi a primeira vez que o Brasil levou dois prêmios em uma mesma edição do Festival de Cannes. Eu queria mandar um abraço para todo mundo que está vendo no Brasil, especialmente para Recife e Pernambuco”, disse Kleber ao receber o prêmio de melhor direção.