Operação Molon Labe

Detentos que exerciam 'má influência' para outros presos são transferidos de presídio na Bahia

Além das transferências, a operação realizou revista geral e apreendeu materiais ilícitos

Foto: Ascom Seap
Foto: Ascom Seap

Quatro detentos foram transferidos nesta quinta-feira (28) do Conjunto Penal de Itabuna, no Sul da Bahia, durante a Operação “Molon Labe. Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (Seap), uma investigação apontou que os alvos exerciam papel de influência negativa sobre os demais internos.

Ainda conforme a Seap, a ação foi planejada para garantir a preservação da segurança, normalidade administrativa e cumprimento das normas no sistema prisional.

Além das transferências, a operação realizou revista geral e apreendeu materiais ilícitos. A investida visa readequar rotinas administrativas e operacionais, garantir os direitos previstos na Lei de Execução Penal e restabelecer os procedimentos de segurança.

“A ação mostra a integração entre as forças policiais da Bahia, a Secretaria de Segurança Pública, Ministério Público e demais órgãos judiciários contra o crime organizado, além do importante papel de investigação da Polícia Penal e da Seap em identificar essas ameaças dentro da unidade prisional”, disse José Castro, titular da pasta.

Foto: Ascom Seap

Efetivo da operação

Além da Seap, que coordena a operação e ainda conta com equipes especializadas, como o Grupamento Especializado de Operações Prisionais (Geop) e a Coordenação de Monitoramento e Avaliação do Sistema Prisional (CMASP), as ações ainda contam com o apoio da Polícia Militar, por meio do Policiamento Especializado (Rondesp), Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo ou Grupamento Aéreo (Graer), Esquadrão de Polícia Montada de Itabuna, Polícia Civil, Departamento de Polícia Técnica, Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público, por meio do Grupo de Atuação Especial de Execução Penal (Gaep) e do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), além da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco-Ilhéus).