Com a tarifa de energia mais cara devido à bandeira vermelha patamar 2, os moradores de Salvador podem reduzir o valor da fatura entregando materiais recicláveis em pontos de coleta do Projeto Vale Luz. A iniciativa da Neoenergia Coelba, parte do Programa de Eficiência Energética regulado pela ANEEL, permite trocar resíduos por descontos na conta de luz.
Entre esta terça-feira (2) e sábado (6), os interessados poderão entregar materiais recicláveis em pontos de coleta do Vale Luz. Além disso, o projeto disponibiliza pontos itinerantes que nessa semana estarão nos bairros de Sussuarana, Parque São Bartolomeu, Uruguai e Costa Azul. Os endereços e horários estão disponíveis no site da distribuidora.
A troca funciona por meio das “Merrecas”, moeda criada pela concessionaria de energia. Os consumidores podem usar cada Merreca, que vale R$ 0,11, para abater o valor da fatura de energia ou trocar por lâmpadas de LED, que consomem menos eletricidade.
Assim, os clientes podem trocar latas de alumínio, garrafas PET, papelão, vidro, embalagens de limpeza, jornal e até óleo de cozinha usado (desde que filtrado e armazenado em garrafa PET transparente) por desconto na conta de luz. Dessa forma, os resíduos são pesados e o valor correspondente é abatido na conta de luz informada pelo consumidor.
Famílias inscritas na Tarifa Social de Energia Elétrica ainda podem trocar lâmpadas antigas por modelos de LED de forma gratuita. Além disso, o projeto realiza ações voltadas para catadores autônomos, que recebem diretamente, via PIX, o valor correspondente ao material entregue.