As movimentações política na base do governador Jerônimo Rodrigues (PT) começaram a ganhar destaque após a oficialização da federação entre PP e União Brasil. O novo arranjo pode levar deputados estaduais que hoje apoiam o governo a buscarem espaço em outros partidos aliados.
O secretário de Relações Institucionais do Estado da Bahia, Adolpho Loyola, comentou, em entrevista ao PS Notícias, que o assunto está sendo tratado com diálogo e cautela para evitar fissuras na base. Segundo ele, o processo de redistribuição precisa ser feito de forma consensual, respeitando os parlamentares e garantindo o fortalecimento coletivo.
“Temos conversado com todos. Ninguém vai fazer nada contra a vontade de ninguém. Estamos dialogando com os partidos e com os deputados. Ainda temos tempo, porque a janela partidária só abre em março e abril. Vamos conduzir isso com parcimônia, para que todos os partidos cresçam e não coloquemos em risco a reeleição dos deputados”, afirmou.
De acordo com Loyola, o objetivo do governo e de sua base é ampliar a bancada aliada e consolidar a unidade em torno do projeto político. “Nosso foco é aumentar a bancada, crescer juntos e seguir trabalhando para fortalecer a base”, acrescentou.