Oportunidade

Dia D do SineBahia oferece serviços exclusivos para pessoas com deficiência em Salvador

Ação reúne serviços, feira de empreendedorismo e oficinas voltadas à empregabilidade e valorização da diversidade

Vagas de emprego
Foto: Carol Garcia / GOVBA

O SineBahia realiza nesta sexta-feira (7), a 11ª edição do Dia D – Dia de Inclusão da Pessoa com Deficiência, a partir das 7h. A ação acontecerá na Unidade SineBahia – Casa do Trabalhador, localizada no Terminal Rodoviário de Pituaçu – Paralela, próximo à Estação de Metrô Pituaçu, em Salvador.

Assim, o evento tem o objetivo de fortalecer a inserção de Pessoas com Deficiência (PcDs) e trabalhadores reabilitados pelo INSS no mercado de trabalho. Além disso, busca aproximar empresas e empregadores comprometidos com a inclusão.

A ação oferecerá diversos serviços, como:

  • Intermediação para o Trabalho;
  • Cadastramento e atualização cadastral no SineBahia;
  • Orientação para o trabalho, inscrição para Curso de Libras;
  • Oficina de musicoterapia, emissão do Passe Livre (SJDH);
  • Orientações sobre direitos previdenciários e benefícios, com ênfase no Benefício de Prestação Continuada – BPC (INSS);
  • Feira de Empreendedorismo com barracas de pessoas com deficiência e mães atípicas,estacando protagonismo e autonomia econômica;
  • Estandes Temáticos sobre deficiências, com foco em singularidades, interseccionalidades (raça, gênero, classe), desconstrução de estereótipos, valorização da equidade e da diversidade, além de conscientização e sensibilização da sociedade.

Documentação necessária

Para quem não possui cadastro no SineBahia, é preciso apresentar RG, CPF, Comprovante de Residência e Carteira de Trabalho (CTPS). Já os beneficiários reabilitados do INSS, devem levar ainda o Certificado de Reabilitação Profissional emitido pelo INSS.

Dessa forma, iniciativa é promovida pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Além disso, conta com a parceria da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), da Superintendência Regional do Trabalho (SRTE), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Agenda Bahia do Trabalho Decente (ABTD).