Assembleia Legislativa

Hilton Coelho apresenta moção em defesa da soberania brasileira após ameaça militar dos EUA

Deputado quer formalizar repúdio e enviar ao governo Lula e STF

Foto: Ascom ALBA/Divulgação
Foto: Ascom ALBA/Divulgação

Em resposta à recente ameaça militar dos Estados Unidos contra o Brasil, o deputado estadual Hilton Coelho (Psol) apresentou uma moção de apoio à soberania nacional na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

Na última terça-feira (9), a porta-voz do governo norte-americano, Karoline Leavitt, afirmou que o presidente Donald Trump “não tem medo de usar o poder militar” ao ser questionada por jornalistas sobre a possível condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de aliados por tentativa de golpe de Estado.

Para Hilton Coelho, tais declarações representam uma grave afronta à soberania do país e ao princípio da autodeterminação dos povos.

“O Brasil não é quintal de nenhum império. Nenhum porta-voz estrangeiro vai ditar os rumos da nossa Justiça, da nossa democracia ou intimidar o povo brasileiro com tarifas, sanções ou ameaças militares. Nossa soberania não está à venda nem sob ameaça”, afirmou o parlamentar.

Na moção, Hilton Coelho solicita que seja registrado nos anais da Alba o repúdio do povo baiano às declarações intervencionistas do governo dos Estados Unidos. O documento será encaminhado ao Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) e ao Supremo Tribunal Federal (STF).