O secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, afirmou que o governo baiano aumentou o aporte de apoio à Bienal do Livro Bahia, evento que acontecerá entre os dias 15 e 21 de abril de 2026. O ato de lançamento aconteceu na noite desta quinta-feira (18) no Centro de Convenções, em Salvador, local que sediará o evento no ano que vem.
“A edição de 2024 foi muito animadora com público superior a 100 mil pessoas, 800 mil livros vendidos. Neste ano, nós estamos aumentando o apoio. A bienal vai crescer, vai ter um dia a mais, serão sete dias de programação”, relatou Monteiro em entrevista ao PS Notícias durante o lançamento da bienal.
Para a edição do ano que vem, informou o secretário, o governo estadual espera atrair mais estudantes.
“Nós estamos aumentando também as possibilidades do Vale-livro, trazendo mais estudantes. O governo do Estado tem o Bahia Literária como uma política que eu considero estruturante para a formação de novos públicos leitores. É voltado especialmente para os estudantes das escolas públicas, mas também para o desenvolvimento de toda a economia do mercado do livro na Bahia, com a valorização dos autores, das editoras baianas”, explicou.
Além disso, Monteiro disse que o apoio a eventos como a bienal do livro e feiras literárias ajuda a sociedade a ter acesso à literatura.
“Se nós queremos uma nova sociedade, uma geração que leia mais, que conheça mais a sua história, é essencial que o Estado crie os caminhos, crie os mecanismos para incentivar esses diferentes públicos, sobretudo a juventude”, apontou.