Entrevista

Lula critica derrubada de MP que previa altas taxações de fintechs: "Derrotaram o povo"

Em entrevista ao PNotícias, da Piatã FM, presidente da República demonstrou contrariedade à decisão

Piatã FM / Youtube
Piatã FM / Youtube

A Câmara dos Deputados impôs nesta quarta-feira (8) uma derrota ao governo e derrubou a medida provisória que aumentava alguns tributos que incidiam sobre aplicações financeiras e fintechs. A proposta buscava ampliar a arrecadação federal para equilibrar as contas públicas e compensar a derrubada parcial do decreto que havia elevado o IOF em diversas operações financeiras.

Em entrevista ao programa PNotícias, da rádio Piatã FM, e também veiculada pela Salvador FM, na manhã desta quinta-feira (9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrou contrariedade à decisão do Congresso e afirmou que a derrota não foi do governo, mas do povo brasileiro.

“Engraçado que o povo trabalhador paga 27,5% do seu trabalho e eles não quiseram aprovar que as fintechs pagassem 12%. Ontem, eles não derrotaram o governo, eles derrotaram o povo brasileiro. Derrotaram a possibilidade de melhorar a qualidade de vida do povo brasileiro, tirando mais dinheiro dos ricos e distribuindo para os pobres”, disse.

Ainda segundo Lula, na próxima semana ele deve se reunir com o governo para alinhar uma nova proposta de taxação, principalmente sobre as fintechs.

“Ontem liguei para o Haddad e disse: ‘Vamos relaxar, não vamos perder nosso fim de semana discutindo o que aconteceu no Congresso. Estou indo à Bahia, depois a São Paulo e a Roma. Na quarta-feira, vou reunir o governo para discutir como vamos propor a tributação das fintechs’”, afirmou.