Crianças e adolescentes de até 17 anos receberão atendimento exclusivo neste sábado (11) para a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) realiza a ação como parte do Projeto Pequeno Cidadão, que acontece em 50 unidades da rede, incluindo as carretas do SAC Móvel.
O atendimento será feito mediante agendamento prévio pelos números (71) 4020-5353 (para ligações via celular) ou 0800 071 5353 (para ligações de telefone fixo). Nos pontos SAC e no SAC Móvel o atendimento é por ordem de chegada.
A primeira via da CIN é gratuita e tem o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Dessa forma, para emitir o documento, é necessário apresentar a certidão de nascimento original. Caso a certidão esteja plastificada, é preciso apresentar também uma cópia.
Assim, a nova identidade permite a inclusão de condições de saúde, como Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física ou intelectual. Também é possível inserir informações como tipo sanguíneo, fator RH e a opção de ser doador de órgãos.
O documento possui ainda uma versão digital, que estará disponível no aplicativo GOV.BR três dias após a emissão. Além disso, a carteira também contém um QR Code para verificação de autenticidade e consulta de dados.
Assim, a CIN tem validade de acordo com a faixa etária do cidadão:
- De 0 a 12 anos incompletos, validade de 5 anos;
- 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos;
- Acima de 60 anos, validade indeterminada.
Para mais informações, os interessados podem acessar o site oficial da Saeb ou o site do SAC.