Muito quente!

Climatempo: verão na Bahia deve ter calor de 38°C e sensação térmica acima dos 40°C

Segundo as projeções, máximas podem ser registradas já em dezembro

Foto: Divulgação/Climatempo
Foto: Divulgação/Climatempo

A Climatempo informou na sexta-feira (10) que o verão na Bahia deve registrar temperaturas próximas de 38°C, com sensação térmica que pode ultrapassar os 40°C. Segundo as projeções da empresa, essas máximas podem ser registradas já em dezembro, principalmente nas regiões mais quentes do estado.

Além do calor intenso, os baianos devem se preparar para os tradicionais temporais de verão, com chuvas fortes e passageiras provocadas pelo aumento das temperaturas.

“As altas temperaturas formam uma convecção na atmosfera, provocando chuvas intensas no fim da tarde, acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento. Essas precipitações são as conhecidas chuvas de verão”, explicou Vitor Hassan, head da Climatempo, durante o 2º Fórum Desafios Climáticos na Bahia, promovido pela Neoenergia Coelba.

A partir da segunda quinzena de janeiro, a tendência é de chuvas mais frequentes e distribuídas, com bandas de nebulosidade atuando por períodos mais longos. Esse cenário deve reduzir levemente as temperaturas, embora o calor siga predominando.

Mesmo com o aumento da umidade, o estado deve ter um verão tipicamente baiano: quente, úmido e de forte intensidade térmica.

Rede elétrica

Para reduzir os impactos climáticos no sistema elétrico, a Neoenergia Coelba elaborou um plano de reforço na rede durante o verão. Entre 2024 e o primeiro semestre de 2025, a distribuidora investiu R$ 4,7 bilhões em obras de modernização e novas tecnologias.

Neste ano, a Coelba também realizou 310 mil podas, volume 22% superior ao do mesmo período de 2024, para evitar quedas de galhos e árvores sobre a rede elétrica, uma das principais causas de interrupções durante temporais.