Pela sexta vez, a Escola Municipal Ruy de Lima Maltez foi arrombada por criminosos. A unidade de ensino fica na Ladeira do Galés, em Brotas, a poucos metros da 6ª Delegacia Territorial do bairro.
Dessa vez, o crime aconteceu no domingo (12). Os invasores arrancaram duas portas de alumínio e cortaram os fios da bomba d’água que abastece o local. Na segunda-feira (13), as aulas ocorreram normalmente pela manhã, mas precisaram ser suspensas à tarde.
Conforme a Secretaria Municipal de Educação (Smed), a escola é monitorada por câmeras e o boletim de ocorrência foi registrado. “A equipe de manutenção da Smed está atuando para substituir os equipamentos furtados com brevidade”, disse a pasta.
Arrombamentos
Em agosto deste ano, o local já havia sido invadido três vezes. No último furto, ainda naquele mês, os criminosos levaram alimentos usados na preparação das refeições das crianças, além de pertences de funcionários que estavam guardados em armários.
A escola atende mais de 100 alunos da pré-escola ao ensino fundamental I, organizados em 14 turmas. A Polícia Civil informou que a 6ª Delegacia Territorial de Brotas investiga o furto. Segundo a instituição, câmeras de segurança flagraram o momento em que um homem escala o portão da escola e, na sequência, arranca as barras de alumínio da porta dos banheiros e foge escalando o mesmo portão.
Ainda conforme a Polícia Civil, guias periciais foram expedidas e diligências são realizadas para identificar o suspeito. A Polícia Militar, por sua vez, disse que a 58ª Companhia Independente da PM (CIPM), unidade que atua na região, não foi acionada ou mesmo informada sobre o fato.
“O policiamento na localidade é realizado pela unidade, com o apoio de equipes do BPT/Rondesp Atlântico e de outras unidades convencionais da Polícia Militar da Bahia. As rondas são feitas em vias públicas e as guarnições podem ser acionadas pelos canais institucionais, como o 190”, informou a corporação por meio de nota.