O vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, defendeu a qualificação do uso da força durante ações policiais. A declaração foi dada, nesta quarta-feira (15), durante evento de entrega de novas viaturas e equipamentos para as polícias. O solenidade ocorreu no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador.
O ato contou com a presença do secretário nacional de Justiça, Mário Luiz Sarrubbo. A ação marcou a assinatura de termos de cooperação técnica voltados à qualificação do uso da força e ao uso de câmeras corporais.
Durante o discurso, Geraldo Júnior destacou a importância da formação e da aplicação proporcional da força policial. “Mas, acima de tudo, um outro programa de qualificação da utilização proporcional da aplicação da força, da força policial, da mediação e da redução da letalidade.”
O vice-governador também ressaltou a necessidade de investir em estrutura e equipamentos modernos para o combate ao crime organizado e às facções. “Aqui é um exemplo hoje que, para combater o crime organizado e as facções, nós temos que municiar os nossos policiais com equipamentos, com a compra de carabinas e de fuzis, com a entrega de materiais e coletes balísticos.”
Em seguida, Geraldo Júnior reforçou a visão de que segurança pública vai além do enfrentamento armado.
Mas aqui é um exemplo do secretário, e o senhor trouxe com maestria, secretário nacional de Segurança Pública, que segurança pública são as forças de polícia. Mas nem tudo da segurança pública é apenas a força das forças policiais. São as políticas da cidadania e da cultura da paz. Da proteção da vida.”