Em sessão realizada na tarde desta terça-feira (21), a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou a concessão do título de Cidadã Baiana à ministra de Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. A apreciação do projeto apresentado pelo deputado Marcelino Galo (PT) foi marcada por resistência da bancada oposicionista no Legislativo baiano.
O texto foi aprovado com votos contrários dos deputados Samuel Júnior (Republicanos), Robinho (UB) e Sandro Régis (UB).
Ainda durante a sessão, os parlamentares aprovaram por unanimidade a entrega da Comenda 2 de Julho ao ex-senador Roberto Muniz por iniciativa do deputado Antônio Henrique Júnior (PP). A mesma homenagem foi aprovada para o padre Gabriel dos Santos Filho através de projeto do deputado Alan Sanches (UB).
De autoria do deputado Roberto Carlos (PV), o projeto que prevê o Título de Cidadão Baiano a José Saturnino Rodrigues também foi aprovado. Por fim, a Casa ainda aprovou a concessão do título de cidadania para Sérgio Guimarães Queiroz com base na proposição do deputado Sandro Régis.
Instrutoria interna
Ainda durante a sessão, os deputados aprovaram um projeto de autoria do Executivo. O texto nº 25.981/2025 promove ajustes na Lei nº 14.799/2024, que disciplina a atividade de instrutoria interna nos órgãos do governo estadual.
De acordo com a mensagem do governador Jerônimo Rodrigues (PT) enviada ao Legislativo, as modificações propostas buscam otimizar a execução da atividade ampliando o rol de servidores aptos a contribuir com a formação de seus pares.
“Tais medidas contribuirão para aprimorar as ações de capacitação e desenvolvimento no âmbito do serviço público estadual, impactando positivamente na qualidade dos serviços prestados à população baiana”, justificou o chefe do Executivo