Veja o resumo da noticia
- Henrique Carballal recebeu a Comenda 2 de Julho
- Medalha é a mais alta honraria da Alba
- Na ocasião, o presidente da Companhia Baiana de Produção Mineral reforçou o compromisso no combate à mineração ilegal

O presidente da Companhia Baiana de Produção Mineral, Henrique Carballal, recebeu a Comenda 2 de Julho da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), na manhã desta quinta-feira (30). Na ocasião, o ex-vereador comemorou a contemplação com a mais alta honraria da Casa e reforçou o compromisso com a preservação do meio ambiente.
A homenagem foi proposta pelo deputado Roberto Carlos (PV).
“O sentimento agora é de muita responsabilidade, é encarar que nós precisamos honrar o voto desses deputados, honrar o povo que eles representam e, dessa forma, continuar trabalhando para desenvolver a mineração, preservando o meio ambiente, garantindo que o meio ambiente tenha condições melhores de ser preservado com as riquezas geradas através disso, salvar o meio ambiente, salvando o planeta, dando ao mundo os minerais críticos e estratégicos fundamentais para a transição energética e também garantir que as pessoas sejam incluídas na riqueza que é gerada”, disse Carballal durante entrevista coletiva.
O agraciado afirma que o maior crime ambiental que existe é a fome infantil. De acordo com ele, a preservação do meio ambiente e o combate à mineração ilegal, combatem diretamente esse mal.
“A gente só destrói a fome gerando riqueza. E essa riqueza precisa ser partilhada, essa riqueza precisa ficar com o nosso povo. Então, esse é o nosso grande desafio. Preservar o meio ambiente, garantir uma legislação que seja respeitada, que seja moderna, que seja ágil, que não atrapalhe, inclusive, nesse processo de demora dos licenciamentos, porque isso, inclusive, ajuda na ilegalidade, isso ajuda no crime, e que a gente possa combater a mineração ilegal, que a gente possa combater a mineração predatória e que a gente tenha condições de fortalecer essas políticas de um modo geral”, afirmou.


