
Em mais uma edição do projeto “Era Uma Vez… Brasil”, estudantes da rede municipal de Salvador viajam para intercâmbio cultural em Portugal. Eles embarcam ruma ao continente europeu na próxima terça-feira (4).
Ao todo 24 estudantes e quatro professores da rede pública da Bahia vão participar do intercâmbio cultural para representar o estado na 9ª edição da iniciativa, que promove uma imersão cultural de dez dias em Lisboa. Em todo o país, 125 estudantes de 15 cidades participam desta edição que, pela primeira vez, terá duas etapas de viagem em novembro.
Mayara Kesley Carvalho Santos, de 14 anos, cursa o 8º ano na Escola Municipal Manoel Henrique da Silva Barradas, em Ilha Amarela, no Subúrbio de Salvador, e faz parte do projeto. Além disso, a aluna produziu uma história em quadrinhos sobre Maria Firmina dos Reis, a primeira mulher negra a publicar um romance no Brasil.
“Eu fiquei muito feliz. É o tipo de coisa que todo mundo sonha. Quando soube que ia para Portugal, fiquei sem palavras. Eu escolhi contar a história dela porque me identifiquei muito, por ser uma mulher negra, batalhadora e por tudo que ela conquistou. Foi uma inspiração para mim”, conta emocionada a estudante.
“Era Uma Vez… Brasil”
Com quase 23 mil estudantes impactados desde a sua criação, o “Era Uma Vez… Brasil” tem se consolidado como uma das principais iniciativas de valorização da educação pública e da diversidade cultural brasileira.
Na Bahia, a edição 2025 do projeto mobilizou 1.966 estudantes e 106 professores de 97 escolas municipais de Salvador, Camaçari, Mata de São João e Jacobina. O programa reconta a história do Brasil sob o olhar de estudantes e professores da rede pública. Assim, a iniciativa destaca o papel de povos africanos e indígenas na formação do país e incentivando novas narrativas sobre a identidade nacional.


