
Visando desarticular o núcleo armado e financeiro da ramificação da facção Comando Vermelho na Bahia, a Polícia Civil da Bahia realiza a “Operação Freedom”, nesta terça-feira (4). Participa da ação o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). As primeiras informações dão conta que 32 mandados de prisão foram cumpridos nas primeiras horas.
Entre os presos está Cláudio Antônio Silva da Paixão, vulgo “Queijo”, integrante do CV na capital. De acordo com informações policiais, Queijo é o segundo na hierarquia no comando do tráfico de drogas na região do Plano Inclinado da Liberdade.
São mais de 100 mandados judiciais cumpridos em quatro bairros de Salvador, Região Metropolitana (RMS), interior do estado e no Ceará. Os mandados estão sendo cumpridos em Salvador, nos bairros da Liberdade, Uruguai, Pernambués, Narandiba e Areia Branca, nos municípios de Aratuípe e Ilhéus, e também na cidade de Eusébio, no Ceará.
Além das ações integradas por policiais civis e militares para o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão, foi realizado o pedido de bloqueio judicial, já deferido pela Justiça, de 51 contas bancárias.
Operação Freedom: Detalhes e Objetivos
Os alvos da Operação Freedom são responsáveis por homicídios e pela expansão do tráfico de drogas em Salvador e outras cidades. A Freedom também visa enfraquecer a estrutura criminosa, apreender armas e bens, prender lideranças e interromper o fluxo de recursos ilícitos utilizados para manter o domínio territorial e a prática de homicídios.
A Operação tem o apoio da Superintendência de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) e do Departamento de Polícia Técnica (DPT).


