
Uma grande operação policial foi deflagrada nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (4) em Salvador, Região Metropolitana e em cidades do interior da Bahia, com o objetivo de conter o avanço da facção Comando Vermelho (CV) no estado. A ação, batizada de Operação Freedom, também teve desdobramentos no Ceará, onde foram cumpridos mandados de prisão.
Na cidade de Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza, foram capturados os baianos Luís Lázaro Santana Alves, conhecido como “LL”, e a esposa Marielle Silva Santos. O casal é apontado como liderança da facção nas regiões da Liberdade e Cidade Baixa, em Salvador. Ele seria o responsável pela logística e coordenação das ações criminosas, enquanto ela atuaria como operadora financeira.
De acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), até as 7h30 desta terça-feira, 35 pessoas já haviam sido presas durante a operação, que mobiliza equipes das polícias Civil e Militar em diferentes pontos do estado.
Operação
Os mandados estão sendo cumpridos em diversos pontos de Salvador, nos bairros da Liberdade, Uruguai, Pernambués, Narandiba e Areia Branca, além dos municípios de Aratuípe e Ilhéus. Ao todo, foram expedidas mais de 90 ordens judiciais, entre mandados de prisão e de busca e apreensão, que estão sendo cumpridos ao longo do dia.
Além das prisões e buscas, a Justiça determinou o bloqueio de 51 contas bancárias ligadas ao grupo investigado. Os alvos da Operação Freedom são suspeitos de envolvimento em homicídios e na expansão do tráfico de drogas em Salvador e outras cidades baianas.


