Deputado federal Otto Filho. Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Deputado federal Otto Filho. Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) protocolou na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) a indicação do deputado federal Otto Alencar Filho (PSD) para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA). O posto está vago desde a aposentadoria do conselheiro Antônio Honorato de Castro Neto.

A cadeira vaga na Corte de contas atualmente é de livre indicação do governador. Otto Filho foi o deputado federal mais votado da Bahia nas eleições de 2022, quando obteve 200.909 votos.

Em mensagem enviada ao Parlamento, o chefe do Executivo argumentou que o deputado federal Otto Alencar, filho do senador Otto Alencar (PSD), é administrador e demonstra interesse e preocupação pelas causas públicas e questões sociais.

“O deputado federal ora indicado tem conhecimento na área de administração pública, estando, consequentemente e nos termos da norma estabelecida no § 1° do art. 94 da Constituição do Estado, credenciado a desempenhar a nobre função de conselheiro do egrégio Tribunal de Contas do Estado da Bahia”, justificou o governador Jerônimo Rodrigues.

“Reúne credenciais”

A presidente da Alba, deputada Ivana Bastos (PSD), elogiou o perfil do deputado federal. “Trata-se de um nome preparado, com formação sólida e experiência pública que dialoga com as responsabilidades do cargo. Otto Filho reúne credenciais que têm sido reconhecidas por diferentes setores”, afirmou a chefe do Parlamento.

Além disso, a presidente da Casa ressaltou que o Legislativo vai cumprir, “com absoluta transparência”, cada etapa prevista nos ritos regimentais.

Biografia

O deputado federal Otto Alencar Filho é natural de Salvador. Filho de Otto Alencar e Branca Paternostro, o legislador é casado com Renata Alencar, com quem tem dois filhos, Luiza e Diogo Alencar.

Otto Filho é graduado em administração de empresas pela Universidade Salvador (Unifacs), possui especialização técnica em Investimento, Gestão de Fundos e Gerenciamento de Risco pela BCIT British Columbia Institute of Technology em Vancouver, British Columbia, Canadá e tem pós-graduação em Política e Estratégia pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

O indicado ao cargo de conselheiro do TCE-BA também tem pós-graduação em Controladoria para Gestão de Negócios pela Unifacs e MBA em PPP e Concessões pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e London School of Economics (LSE).

Como empresário, Otto Filho atua há mais de 25 anos na iniciativa privada nos setores de comércio, logística, construção, distribuição e prestação de serviços.

Entre fevereiro de 2015 e 2018, presidiu a Desenbahia. Neste período, atuou como membro do Conselho de Administração da Desenbahia, do Conselho da Micro e Pequena Empresa do Estado da Bahia (COMPEM), do Conselho Deliberativo do Fundo de Desenvolvimento Social e Econômico (FUNDESE) e diretor do Conselho da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE).