
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (4), a Operação Valquíria, destinada a reprimir crimes previstos na Lei nº 13.260/2016, conhecida como Lei Antiterrorismo.
De acordo com a PF, a ação é resultado de uma investigação que apura o envio de mensagens eletrônicas com ameaças e apologia ao nazismo direcionadas a universidades federais, entre elas uma instituição localizada no oeste da Bahia.
Ainda segundo a PF, os e-mails eram enviados por contas criadas exclusivamente para essa finalidade e acessadas por meio de VPN, mecanismo que oculta a localização do usuário e dificultou a identificação do autor.
“Por meio de diligências e análise de registros de conexão à internet, os investigadores
identificaram o principal suspeito, que possui antecedentes relacionados a ameaças cibernéticas e mantém em sua posse simulacros de armas e objetos com símbolos extremistas”, informou a PF.
A operação cumpriu dois mandados de busca e apreensão em Belo Horizonte (MG), expedidos pela Vara Federal Cível e Criminal da Subseção Judiciária de Barreiras, no oeste baiano.As investigações continuam para esclarecer todos os detalhes do caso. Caso seja denunciado e condenado, o suspeito pode pegar mais de 12 anos de prisão.


