Plenário da Alba. Foto: Sandra Travassos/ALBA
Plenário da Alba. Foto: Sandra Travassos/ALBA

Um estudo divulgado nesta sexta-feira (5) mostra o nível de engajamento dos deputados estaduais da Bahia nas redes sociais. O levantamento foi feito pelo LabCaos, laboratório especializado em ciência de dados e marketing político, e abrange todas as publicações dos legisladores no Instagram entre 1º de janeiro e 30 de novembro de 2025.

A pesquisa mostrou que, dos 63 parlamentares que integram a Assembleia Legislativa (Alba), apenas cinco possuem engajamento relevante nas redes sociais.

São eles:

  • Diego Castro (PL)
  • Leandro de Jesus (PL)
  • Ivana Bastos (PSD)
  • José de Arimateia (Republicanos)
  • Hilton Coelho (Psol)

“Dos 63 deputados estaduais baianos, apenas cinco conseguem uma taxa de engajamento superior a 3%. Apenas dois deputados, ambos bolsonaristas, conseguiram superar 1 milhão de interações, o que implica dizer que o uso das redes pelos deputados estaduais baianos está aquém das potencialidades da ambiência digital”, explicou Yuri Almeida, estrategista político, professor e fundador do LabCaos, durante entrevista concedida ao programa Boa Tarde Bahia, na TV Band.

Agora, veja quais deputados completam o Top 10 com melhor engajamento:

Piores em engajamento

Por outro lado, o estudo do LabCaos identificou outros dez legisladores com pior desempenho nas redes sociais.

A 1ª vice-presidente da Alba, Fátima Nunes (PT), lidera a lista. O líder da oposição na Casa, deputado Tiago Correia (PSDB), também integra o Top 10.

Veja:

Crescimento no número de seguidores

O estudo desenvolvido pelo LabCaos também registrou um dado curioso: os legisladores que mais conquistaram novos seguidores em 2025.

No período analisado, os dois deputados bolsonaristas Leandro de Jesus e Diego Castro foram os que mais atraíram seguidores. Leandro registrou um aumento de 61 mil, enquanto Diego recepcionou 48 mil novos seguidores. O terceiro lugar é ocupado pelo deputado Binho Galinha (20 mil), seguido por José de Arimateia (19 mil) e Samuel Júnior (19 mil).