
Quem viveu os anos 1980/1990 certamente se lembra dos clássicos filmes natalinos marcados pela neve, pelas luzes e, claro, pelos inúmeros presentes aos pés das árvores. Um clássico era aquele cãozinho fofinho e peludo que vinha em uma caixa vermelha, realizando o sonho do protagonista e trazendo alegria para toda a família.
A cena, além de cinematográfica, deixava qualquer criança enlouquecida para ganhar um peludinho. Essa narrativa, é claro, contribuiu para alimentar o imaginário de toda uma geração e nutrir, anos depois, o mercado bilionário da venda de pets.

As “prateleiras” com o “presente de Natal perfeito” seguem com uma infinidade de raças. Os preços variam e podem chegar a extraordinários 6, 8 ou até 10 mil reais, a depender da raça. Mas, se você ainda não escolheu um presente para alguém que ama, ou para você mesmo, deixo um convite especial.
Tente conhecer aqui em Salvador alguma das diversas instituições que abrigam animais disponíveis para adoção e que estão ansiosos para aproveitar o Natal no calor de um novo lar.
Na capital, pelo menos cinco dessas instituições, as maiores, abrigam em média 300 animais cada. Numa conta rápida, e provavelmente subnotificada, você tem pelo menos 1.500 opções entre cães e gatos para escolher.
“Me devolveram o sentido da vida”
Milena Lima estava voltando de uma viagem quando viu, à beira da estrada, uma caixa com cinco gatinhos. Não pensou duas vezes: adotou três. Os outros dois foram adotados por um frentista.
“Elas me devolveram o sentido da vida. Não me vejo sem eles. Com a chegada delas, a casa ficou mais alegre. Precisa ver como elas recepcionam quem chega, melhor do que eu!”, contou.

A história da assistente social Milena com a adoção dos pets mostra que, para o amor, não tem hora nem lugar. Dora, uma das filhas de quatro patas, escolheu a assistente social. Ela pulou no carro de Milena enquanto estacionava. “Estava cheia de carrapatos, me pedia socorro com os olhos. Não pensei duas vezes”, lembra.
Se a possibilidade de um amor gratuito e verdadeiro te toca, te convido a conhecer uma infinidade de possibilidades. Filhotes, idosos, cães de raça e também os SRDs (nosso antigo vira-lata, agora Sem Raça Definida), além de animaizinhos que requerem cuidados especiais… O que aumenta a responsabilidade do tutor, que precisa tomar uma decisão consciente. Tem de tudo, mas falta quem adote.
Onde adotar?
O Instituto Patruska, uma referência no resgate e na proteção de animais em Salvador, é uma das opções para quem busca um pet. Por lá, a maioria são gatos: filhotes saudáveis, dóceis e sociáveis. A dificuldade está em encontrar quem queira adotar os pets que fogem ao padrão dos presentes de Natal do cinema — aquele que mencionamos lá no início.
“Por outro lado, os adultos, idosos ou com necessidades especiais enfrentam maior dificuldade para encontrar uma família. Animais pretos, que infelizmente sofrem preconceito estético e supersticioso, também costumam não ser escolhidos”, conta a protetora Patruska Barreiro.
Mesmo com processos de seleção rigorosos, o abandono após a adoção ainda é uma realidade e um medo dos cuidadores. Por isso, se optar pela adoção, saiba da responsabilidade que estará assumindo não apenas com a instituição, mas também com a sociedade como um todo.

Outro local para buscar o seu novo amigo é o Instituto Doce Lar. Com 24 anos de existência, hoje a ONG conta com pelo menos 400 animais, a maioria deles disponível para adoção responsável.
“A grande maioria dos animaizinhos colocados para adoção é oriunda do abandono, de maus-tratos. Alguns não sofreram: são filhotes, mas vieram de mães que sofreram. Então eles depositam muito amor naquela família. Ali eles colocam toda a sua esperança de uma vida digna e feliz, por isso transbordam amor”, conta a ativista Constança Doce Lar.
Adote online
Com a internet, a busca pelos pets ficou mais fácil. Para não ter desculpa, listei para você algumas páginas que fazem o papel de divulgar os animais disponíveis para adoção aqui em Salvador. Aproveita e dá uma olhada:@adotepatas, @adotarsalvador, @adocaopetssa, @adocaosalvador e @adocaodocelar10.
Enquanto alguns buscam o ‘pet perfeito’, milhares de animais aguardam por você. Adotar é um gesto simples, e capaz de transformar pelo menos duas vidas. A do pet, e a do novo tutor ou tutora. Vá em frente, com responsabilidade e com a certeza de estar fazendo a coisa certa. Recado dado, te vejo na semana que vem. Até lá!


