
O ministro da Secretaria-Geral, Guilherme Boulos (PSOL), afirmou nesta quarta-feira (21) que o Congresso Nacional deve votar pelo fim da escala 6×1 ainda neste semestre. O tema se tornou prioridade do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, Boulos contou que, na semana passada, ele e o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, se reuniram com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), para tratar do tema.
“Está avançando muito bem os diálogos com setores do Congresso. Eu estive com o presidente Hugo Motta, na semana passada, junto com o ministro Marinho, fizemos uma conversa com ele tanto sobre o fim do 6×1. (…) Há um avanço na discussão para que a gente vote, ainda nesse semestre, pelo fim da escala 6×1 e consiga dar essa resposta para os trabalhadores”, afirmou Boulos.
O ministro também criticou opositores da proposta, principalmente aqueles que defendem a manutenção da jornada mais longa. “É muita gente que fica defendendo escala 6×1 para os outros, mas está lá no jantar com caviar e champanhe. Muita gente que fica falando que tem que trabalhar, mas nunca trabalhou na vida, que é herdeiro”, disse.
A redução da jornada de trabalho deve ser inclusive um dos temas explorados na campanha pela reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Com forte apelo popular, a proposta enfrenta resistência de setores produtivos, que avaliam um possível impacto econômico.


