
Com o intuito de estimular os sentidos, a curiosidade e a interação, o Centro Especializado em Reabilitação (CER) Barra reuniu dezenas de crianças em espaços de Salvador para realização de atividades terapêuticas.
Os espaços escolhidos foram o Centro de Interpretação da Mata Atlântica (CIMA) e o Parque dos Dinossauros. Lá, os pequenos puderam vivenciar um momento de cuidado, descobertas e afeto fora do consultório
Durante as atividades, as crianças participaram de experiências sensoriais inspiradas na sala Snoezelen do CER Barra, além de dinâmicas que estimularam a socialização, o aprendizado e o contato com a natureza. Cada passeio foi planejado para transformar o momento terapêutico em uma experiência prazerosa, capaz de despertar emoções, promover autonomia e fortalecer habilidades essenciais para a vida.
Ao levar o cuidado para além do espaço clínico, a iniciativa reafirma a importância de abordagens integradas, sensoriais e contextualizadas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
A ação também foi marcada pelo fortalecimento dos vínculos familiares. Pais e responsáveis participaram ativamente dos momentos, criando um ambiente de acolhimento, troca e corresponsabilidade, essencial para um cuidado mais efetivo.
“O cuidado precisa ir além das paredes do serviço de saúde. Essas experiências ampliam possibilidades, estimulam a autonomia e fortalecem os vínculos familiares. Inovar em políticas públicas para pessoas neurodivergentes é reconhecer a diversidade humana e garantir dignidade, inclusão e qualidade de vida”, destaca Josenilda Liberato, Supervisora Técnica do Occasio.


