Veja o resumo da noticia
- Lula discursa em evento do MST, adota tom de pré-campanha e manifesta o desejo de ser "tetra".
- O presidente Lula reafirma a defesa da soberania nacional e relembra embates com Donald Trump, ex-presidente dos EUA.
- Lula anuncia a aquisição de fazendas em diversos estados e a criação de novos assentamentos rurais no Brasil.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), adotou um tom de pré-campanha ao falar sobre a disputa eleitoral de 2026. Em discurso durante o 14º Encontro Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), realizado nesta sexta-feira (23), em Salvador, o petista reforçou a pré-candidatura e afirmou que deseja ser “tetra”.
“Prepare porque nós queremos ser tetra e vamos disputar esse ano as eleições. O que eu posso dizer para vocês, meus filhos? Venha quem vier! Nós vamos mostrar que este é o ano da verdade. Nós vamos mostrar que a mentira não vai prevalecer. Nós vamos mostrar que quem tiver o seu celular vai contar mentira para fazer fake news, pode começar a guardar o celular. Porque esse ano é o ano da verdade e nós vamos desmascarar todos eles”, afirmou o presidente Lula.
Durante o discurso, o presidente destacou a soberania nacional, ao relembrar os embates com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e disse que o Brasil “não vai abaixar a cabeça para ninguém” e que o país “não aceita mais ser colônia”.
“Eu não quero fazer guerra armada com ninguém. Quero fazer guerra com o poder do argumento”, afirmou o chefe do Governo.
Além disso, no local, Lula anunciou compra de fazendas em estados como São Paulo, Pernambuco, Pará, Bahia, Maranhão e Sergipe, bem como a criação de assentamentos em diversas regiões do Brasil.


