
Depois de vencer vencer o Ba-Vi por 1 a 0, com gol de Dell, no Barradão, o Bahia não perdeu a chance de devolver a provocação do rival, o Vitória. Ao anunciar o resultado final do clássico nas redes sociais, a página do Tricolor escreveu em tom de ironia: “The english team of Baixa do Sapateiros wins” (“Time inglês da Baixa dos Sapateiros venceu”, em português).
A fala do Bahia aparece após o presidente do Vitória, Fábio Mota, afirmar que o Rubro-Negro seria o único representante do nordeste na Série A de 2026 e dizer que o outro, se referindo ao Tricolor, era da Inglaterra. A fala do gestor aconteceu no dia 10 de dezembro de 2025, durante entrevista coletiva, no Barradão.
“Hoje só tem uma equipe que representa o Nordeste no futebol. O Vitória é a única equipe que representa hoje o futebol nordestino, porque o outro é da Inglaterra, ele não é nordestino”, disse o presidente do Rubro-Negro.
A provocação de Fábio Mota está baseada no modelo de gestão do Grupo City com o Bahia, por meio da Sociedade Anônima de Futebol (SAF). Neste modal, o conglomerado tem outros clubes espalhadas pelo mundo, sendo o principal deles, o Manchester City, da Inglaterra.


